Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


  DE “CRISTKIND”  AO  “PAPAI NOEL”

            Nascido em 1934, eu não lembro ter ouvido falar de “papai noel”.
           A figura central era realmente “Cristo Criança” ou “Cristo Menino”. Portanto, nascimento do Menino Jesus. Na Hulha Negra onde nasci, então distrito de Bagé, não havia o pinheirinho. Por árvore de Natal se arranjava um galho verde de eucalipto ou cipreste. Um pequeno presépio de imagens elevava a mente das pessoas à ideia central do Natal. Cada personagem tinha o seu papel: o “Christkind”, Maria, o “velho” São José, os anjos, os pastores, os animais...
Uma pequena sineta se escutava à noite, já escura, anunciando a novidade. Todos se reuniam na sala. Lá estava montada a cena do Natal.  Rezava-se e, principalmente, cantava-se em família.
Pequenos presentes estavam ali para alegrar a todos. Com os anos, o Natal foi perdendo o seu Mistério. E deu no que deu...
Que neste Aniversário de Cristo, cada leitor deste blog receba o presente de um Novo Ano de 2012, com 366 dias de saúde e felicidades. 
Até a volta em fins de fevereiro! Abraços a todos.

José Alfredo Schierholt

Um comentário:

  1. Comentário feito por OSCAR DA COSTA KARNAL NETO:

    Caro Senhores,

    Tive prazer de, ao consultar o Google, ver uma foto do meu avo Cazinho no Blog ABRINDO O BAÚ.

    Na oportunidade, acabei dando uma olhada nas diversas postagens, achando o apresentação e os textos do blog interessantes e agradáveis. Apresento, então, meus cumprimentos pelo belíssimo trabalho. Sou de Porto Alegre, mas há muitos anos em Brasília. Infelizmente ainda não conheço Lajeado, mas quem sabe em breve terei a oportunidade.

    Na minha vida profissional, passei alguns anos em Florianópolis trabalhando pela ECT, onde conheci o Martin Mallmann, oriundo de também de Lajeado, que imagino seja parente do Senhor Orestes.

    Abraço,

    OSCAR DA COSTA KARNAL NETO

    ResponderExcluir