Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sábado, 26 de maio de 2012



 Magazine Hüffner

Fundada pela família Carlos Einloft, a casa comercial da esquina foi adquirida em 1925 por Roberto Stahlschmidt. Ampliou o espaço oferecendo um aspecto mais comercial, com mostruário em vitrines, pois ele tinha vindo de Porto Alegre. Em 1929, Stahlschmidt vendeu a propriedade para Adolfo Hüffner, razão pela qual, anos depois, passou para a razão social de Adolfo Hüffner S. A. Tecidos e Confecções.
No decorrer dos anos, Adolfo e seus filhos transformaram a esquina da Rua Francisco Oscar Karnal com a Rua Júlio de Castilhos n° 566, num ponto de referência comercial: Revendedor "Renner" Exclusivista de "Lingerie Valisére" - 35 anos de tradição em bem servir – cf Álbum do Jubileu – Lajeado -1891-1966.
Quando Alipio Hüffner se dedicou a atividades políticas, foi prefeito municipal de Lajeado, seu irmão Ivo Hüffner e esposa se dedicaram com exclusividade ao Magazine Hüffner. A idade e a doença deram outro destino a esse complexo comercial familiar. 

Pequenas biografias

Nilo Rotta
Notável empresário e líder comunitário em Lajeado,  Nilo nasceu em 17-7-1929, em Espumoso, filho de Domingos Rotta e de Ermínia Viero Rotta. Veio para Lajeado estudar e se formar como Técnico de Contabilidade, no Colégio São José.
Desde 1949 gerente da empresa Rotta S/A - Indústria e Comércio, em Espumoso, casou-se com Dulce Weiand, tendo as filhas Maria Eunice, Maria Beatriz, Maria Cristina e Maria Aparecida. Retornou definitivamente para Lajeado, em 1956, a fim de trabalhar na empresa Irmãos Weiand Ltda, depois Weiand SI A Veículos, concessionária de veículos DKW. Em 1959, passou a representar a Willys do Brasil S/A; em 1969, seguiu-se a fundação da Apomedil S/A; em 1972, adquiriu a Vemasa SI A Veículos e Máquinas; em 1973, incorporou o controle acionário da Motolândia Estrela S/A; em 1974, a Reflorestadora Lajeadense Ltda., além de adquirir ações da Imec. Em 1976, foi fundada a Motomedil Peças e Serviços, em Estrela. Em 1977, chegou a vez da Italianinho Automóveis S/A; em 1978, o Weiand Turis Hotel; em 1980, a Apomedil Agropecuária, ligada ao setor primário.
Por 13 anos participou ativamente da Acil, onde dinamizou o espírito do empreendedorismo, seu presidente (de 27-10- 1963 a 25-10-1964); idealizador do Parque de Exposições e presidente da 1ª Fenal, em 1966, do Clube Esportivo Lajeadense e do Lions Clube Lajeado Centro. Depois de recebido título de Cidadão Lajeadense, faleceu em 24-2-1992, em Lajeado, onde é homenageado com nome do 3º Pavilhão da Expovale, onde são expostas à venda veículos. Como a denominação nunca é usada pelo por diretores, expositores e a própria mídia, a homenagem é literalmente esvaziada.


Um comentário:

  1. Seu Adolfo é meu tataravô, sou bisneta do Alípio, queria saber um pouco mais sobre a história deles, você sabe dizer onde o seu Adolfo nasceu?

    ResponderExcluir