Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sábado, 30 de junho de 2012


Em 1955 foi inaugurado a Souza Cruz

Extraímos do semanário A VOZ DO ALTO TAQUARI as principais notícias que ocorreram na região há mais de meio século:
* A Companhia Brasileira de Fumo em Folha - depois Companhia de Cigarros Souza Cruz - inaugurou a fábrica em 29-1-1955. Como vários de seus diretores vinham para Lajeado e só falavam inglês, foram apelidados Americanos, a origem do nome Bairro Americano. A fábrica tinha 60 funcionários e 140 safristas (de dezembro a junho), para receber 35 mil fardos de fumo de estufa. Gerente geral foi Albino Henn. Gerente da Fábrica: Jorge Weckerle. Contador: Bruno A. Trãsel. Subcontador: Marcílio Schneider. Chefe da Seção Técnica: Adolfo Alfredo Schaefer. Capataz da Fábrica: Karl Heinz Butter. Inspetores Agrícolas: Armindo Heinen, Jacó Schonarth e Balduíno Eifler. Posto de Compras em Rolante: Edgar Nyland.
* Wo1fgang H. Collischonn conquistou o 25° lugar no Concurso do Banco do Brasil, em 13-15- 1954, para 75 vagas.
* Frei Otávio Reichert, OFM, celebrou as primícias sacerdotais em 1-1-1955, em Vila Sério (hoje Sério). Filho de Nicolau Reichert e de Maria Reisdoerfer, nasceu em Alta Forquetinha, mas a família se mudou para Criciumal. Era irmão de Frei Olímpio.
* Pe. Raimundo Weizenmann, SJ, nascido na Forqueta, rezou sua primeira missa na igreja matriz de Arroio do Meio, em 9-1-1955.
* Foram concluídas as reformas e aumento do Hotel Brasil, na Rua Júlio de Castilhos, 420, com três pavimentos, em fevereiro de 1955. Ainda hoje está lá o prédio.
* Com a transferência do Irmão Niceto José, assumiu como diretor do Colégio São José o Irmão Silvério José, em janeiro de 1955.
* Em 10-2-1955 noticiou-se a reforma do Hospital de Forquetinha, sob a direção de Dr. Erno Ruschel, com capacidade para 60 pacientes.
 No atual espaço físico da antiga Souza Cruz há várias empresas, conforme Andreia Alievi Schierholt clicou na foto em 26-6-2012.

Pequenas Biografias

Victorino Chisini
Foi destacado empresário comercial, empreendedor e líder comunitário em Lajeado.
Nasceu em 24-8-1925, em Garibaldi, filho de Fortunato Chisini e Ângela Sabadin. No Colégio Santo Antônio de Garibaldi fez o primário e a contabilidade. Em 10-1-1945, casou-se com Ilda Maria Lorenzi, tendo as filhas Josênia Marisa e Janete Marlise.
Balconista na firma Zonta, Chisini & Cia. desde 1941, em fins de 1946 foi seu gerente na filial, aberta em Lajeado. Extinta essa firma em 1949, fundou em Lajeado a empresa Chisini &. Filhos, da qual foi gerente. Em 1951, a razão social passou para Chisini & Cia. Ltda. onde Vitorino tinha 80% do capital.
 Com vertiginoso crescimento no comércio de cereais, importação e exportação, associou-se em 1953 à empresa Irmãos Bortolini, operando no ramo de Moinho de Trigo e Milho.
Em 1955, a empresa se expandiu, transformada em Sociedade Anônima, com o nome de Importadora e Exportadora de Cereais S.A. - IMEC, da qual participou com o capital inicial de Cr$ 10 milhões, detendo 33%, eleito seu presidente, até 1970, cuja história já pertence ao IMEC.
Dedicou-se ainda à agropecuária, avicultura e suinocultura em Fontoura Xavier. Participou ativamente na vida comunitária e social. Foi sócio fundador do Lions Clube e de várias entidades e associações, mormente da Saidan, para cuja construção foi diretor de obras. Em sinal de reconhecimento, em outubro de 1971, foi lhe conferido o título raro de Comendador da Legião de Roma Marechal Rondon.
Faleceu em 3-9-2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário