Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 13 de julho de 2012


O Vale do Taquari há Meio Século

Extraímos do semanário A VOZ DO ALTO TAQUARI as principais notícias que ocorreram na região há mais de meio século:
* Em 6-6-1955 foi comemorado festivamente no Ginásio São José a beatificação do padre Marcelino José Bento Champagnat(foto), fundador da Congregação dos Irmãos Maristas. O aluno Luciano Scherer declamou uma poesia. Mereceu um editorial na edição de 16-6-1955. Assinado por Ney Santos Arruda.
* Em 7-6- 1955 roncaram os motores da nova usina para produção da energia elétrica, em prédio junto à estrada velha para Arroio do Meio, alimentados com dois tanques de 20 mil litros cada um. Tinha potência de 600 K.W.A.
* Em 28-4-1955 faleceu Afonso Heineck. Por 14 anos. Foi alfabetizador e professor primário por 14 anos.
* Em 30-6-1955 Helmar Hugo Schumacher, antigo locutor na Rádio Independente, foi nomeado representante do jornal Voz do Alto Taquari em Porto Alegre, onde era locutor na Rádio Gaúcha.
* Irmão Vítor Nicolau, professor de matemática no Ginásio São José, se despede de Lajeado para uma viagem de estudos na Europa, em 29-6-1955.
* Em 25-6-1955 foram festejados os 35 anos da Agência Ford em Lajeado, fundada por Hugo Oscar Spohr e Alfredo Consentius, em 1920. O mais antigo mecânico foi João Carlos Zimmerrnann.
* Em 9-7-1955, Dr. Tito Montenegro Barbosa. juiz de Direito, entronizou no F6ruI11 o Cristo Crucificado, dizendo que li justiça humana deve estar sujeita à Justiça Divina. Depois, foi promovido para Santa Rosa.






Pequenas Biografias

Irmã Alzira Barragem dos Santos
Foi uma religiosa da Congregação da Divina Providência. Por decisão pessoal, geralmente as religiosas levam uma vida de simplicidade, quase no anonimato. Nunca se passa pela cabeça delas praticar o bem e convidar o jornal para bater foto e publicar o que faz. Elas sabem que tudo fica registrado no Livro da Vida, como atesta S. Paulo em Filipenses 4,3. Nasceu numa família pobre e simples, em São Vicente Ferrer, em 1932. Jovem ainda sonhou em oferecer sua vida li uma causa mais nobre. Decidiu ser irmã religiosa da Divina Providência.
Entre várias comunidades e cidades por onde prestou serviços aos mais necessitados, a Divina Providência encaminhou a Irmã Alzira para trabalhar em Lajeado, junto à comunidade Jesus Missionário no Bairro Moinhos e em seus últimos anos, na casa regional. Ela fazia o acompanhamento de religiosas a consultas e tratamentos de saúde, visitava pessoas doentes do bairro e costurava roupas para crianças carentes. Por muitos anos foi auxiliar de enfermagem nos hospitais da Divina Providência: em Porto Alegre, Venâncio Aires, Arroio do Meio e Hospital de lpiranga, em Santa Catarina, A simplicidade, a alegria de viver, a disponibilidade e o amor pelas crianças são os principais exemplos que ela deixou. Em 21 de maio de 2005 ela faleceu vítima de atropelamento na RS-130.



Günter Weimer

Arquiteto, urbanista, professor universitário e escritor, nasceu Günter em 4-10-1939 em Corvo (hoje, Colinas), município de Estrela, filho de Adolfo Weimer e de Fanny Weimer, nascida Maixner. Em 1951, a família se mudou para Porto Alegre, onde ele se diplomou em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, em 1963.
Em 1964, foi professor da recém-criada Universidade de Brasília. Entre 1965 e 67 se especializou em Desenho Industrial na Hochschule für Gestaltung, em Ulm am Donau, no sul da Alemanha. Ainda em 1967 fez um estágio como Desenhista Industrial no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, Portugal, e no final do ano, passou a lecionar na sua Faculdade de origem enquanto se dedicava, paralelamente, ao exercício do Desenho Industrial em diversas das mais conceituadas empresas da cidade. Paulatinamente, foi se dedicando cada vez mais ao magistério superior até ser por tempo integral. Tornou-se Mestre em História da Cultura, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da PUC-RS, em 1981, com uma dissertação sobre a Arquitetura da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, que já recebeu duas edições pela Editora da Ufrgs. Em 1981, foi eleito para vice-diretor da sua Faculdade de origem. Ao fim deste mandato tornou-se Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1990, com uma tese sobre a Arquitetura Erudita da Imigração Alemã no Rio Grande Sul. Submetendo-se a um concurso para Professor Titular, foi aprovado com o grau máximo, da mesma forma como havia acontecido com seu mestrado e doutorado.
Ao completar 30 anos de magistério na Faculdade de Arquitetura, aposentou-se, passando, sucessivamente, a lecionar como professor titular no Curso de Arquitetura da Unisinos e da recém-fundada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RS onde exerceu o cargo de coordenador da área de Teoria e História da Arquitetura. Em 2006, aposentou-se na docência de graduação e desde então se dedica exclusivamente à pesquisa e docência em nível de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Ufrgs e de História da Arquitetura, na PUC. Até o momento, organizou sete livros de autoria coletiva, publicou 33 livros de sua exclusiva autoria e tem 67 capítulos de livros publicados no país e no exterior; da mesma forma como mais de duzentos artigos científicos e de divulgação. Suas obras mais importantes são:  Percepção, São Leopoldo, UNISINOS, 1973. Geometria Construtiva: Poliedros, Porto Alegre, ed. do autor, 1ª ed.: 1975, 2ª ed. 1977. A Arquitetura da Imigração Alemã - Um Estudo sobre a Adaptação da Arquitetura Centro-Européia ao Meio Rural do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/São Paulo, UFRGS & Nobel, 1983. Empacotamento Fechado de Poliedros, Porto Alegre, Sulina, 1985. Theo Wiederspahn, arquiteto, Porto Alegre, Caixa Econômica Federal, 1988.  O Trabalho Escravo no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, UFRGS/Sagra, 1991. Síntese Rio-Grandense: A Arquitetura, Porto Alegre, EdUFRGS, 1ª ed. 1992; 2ª ed. 1998; 3ª ed. 1999, 4ª ed. 2006. Arquitetura Enxaimel em Santa Catarina, Porto Alegre, L & PM, 1994. A arquitetura modernista em Porto Alegre, entre 1930 e 1945, Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre, 1998. Levantamentos de projetos arquitetônicos, Porto Alegre – 1892 a 1957, Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 1998. A vida cultural e a arquitetura na República Velha rio-grandense, 1889-1945, Porto Alegre, EdPUCRS, 2003. Arquitetos e construtores no Rio Grande do Sul, 1892-1945, Santa Maria, EDUFSM, 2004. Arquitetura erudita da imigração alemã no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, EST, 2004. Origem e evolução das cidades rio-grandenses, Porto Alegre, Livraria do Arquiteto, 2004. Arquitetura Popular da Imigração Alemã, Porto Alegre, UFRGS, 2005. Arquitetura Popular Brasileira, São Paulo, Martins Fontes, 2005. Arquitetos e Construtores Rio-Grandenses na Colônia e no Império, Santa Maria, UFSM, 2006. O arquiteto Theo Wiederspahn, no prelo.
Foi coordenador do Brasil da Encyclopedia of Vernacular Archicture of the World, organizada por Paul Oliver, Cambridge, University, Inglaterra, 1997, em 3 vol. Organizou as seguintes obras:  A Arquitetura no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Mercado Aberto, 1983,  2ª ed. 1987. Bibliografia da arquitetura gaúcha: Arquitetura, São Leopoldo, UNISINOS, 1991. Bibliografia da arquitetura gaúcha: Urbanismo, São Leopoldo, UNISINOS, 1991.  Urbanismo no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, UFRGS/Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 1992. Arquitetura, história teoria e cultura, 1ª edição, São Leopoldo, Ed. UNISINOS, 2000; 2ª edição em 2001.
Foi empossado Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, em 28-5-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário