Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Notícias há 100 anos no Vale

A foto aqui mostra a Praça Marechal Floriano, na Feira do Trabalho em 1903. O fotógrafo estava vis-à-vis, na esquina contrária à praça, onde se localizava a então segunda Intendência de Lajeado, hoje Casa de Cultura Município de Lajeado.
O ALTO TAQUARY, fundado em 1-1-1901, em 1908 tinha como proprietário João Baptista de Mello. Extraímos as principais notícias que ocorreram há exatamente um século:

* A edição de 26-1-1908 noticia o regresso de Porto Alegre de Olga Diehl, professora pública de Lajeado. – O professor Adolfo Marder, com 80 anos de idade e 39 de magistério, em Estrela e Arroio do Meio, obtém sua aposentadoria. Quando e onde faleceu? Quem vai me informar pelo e-mail acima?
* A edição de 2-2-1908 divulga o êxito de uma cirurgia praticada em Encantado pelo Dr. Giovani Campelli, que lá tem uma casa de saúde, praticou ali, a 25 do corrente uma importante laparatomia (laparotomia) reclamada por um caso de apendicite da qual foi paciente Coriolano Martinassi. Durou duas horas, pelo método do professor italiano Enrico Bottini. Campelli, logo depois, mudou-se para Estrela. Voltou para Itália.
* Henrique João Batista Jaeger, professor e inspetor escolar, dá a estatística escolar em Lajeado: 22 aulas públicas, com 942 alunos, dos quais 657
meninos (quase 70%). 39 aulas particulares, com 1.393 alunos (632 m e 761 f). A média é de 40 alunos por escola.
* Na linha Boa Esperança (hoje Cruzeiro do Sul) colonos combatem gafanhotos com meio quilo de arsênico e meio quilo de soda, fervidos em 100 litros
de água.
* O intendente F. Oscar Karnal nomeou Carlos Alberto Schüler secretário da administração de Lajeado. - Vasco Pinto Bandeira foi nomeado Chefe de Polícia do Estado. Seu nome é lembrado pela Linha Vasco Bandeira, entre Bela Vista do Fão e o Rio Fão.

Pequenas biografias

      Giovanne Campelli
Foi famoso médico no Vale do Taquari.
Iniciou em Anta Gorda, lá por 1902. Depois de uns três anos, veio para Muçum, de onde visitava doentes em Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.
Como Encantado crescia mais rápido, atendeu o pedido de muitos pacientes para se transferir para Encantado, em 1906. Logo fundou um “Lazareto”, com consultório, farmácia, sala de cirurgia, com tratamento intensivo, recuperando-se os pacientes em hotéis próximos. Os doentes vinham de longe tratar da saúde, motivo pelo qual a vila tinha quase uma dezena de hotéis e casas de hospedagem.
 Em 24-6-1912, com seu irmão Augusto, farmacêutico, mudou-se para Estrela, onde alugou e ampliou a Clínica de Dr. Gabriel Schlatter (hoje Casa de Cultura Dr. Lauro Reinaldo Müller), transformando-a em Clínica Cirúrgica, ortopédica, endoscópica, ginecológica, juntamente com Dr. Guido Nastrucci, e a reinaugurou, com novos equipamentos. Atendia também a população de Lajeado.
Em 10-10-1912, assinou como sócio fundador da Sociedade em Comandita Júlio Diehl & Cia., origem da Polar. Convocado para a I Guerra Mundial, voltou para a Itália, em 1914, cedendo o seu espaço para o seu sócio Dr. S. G. Leuenberger.
 Retornou ao Brasil, lá por 1919, para se estabelecer em Porto Alegre, onde foi presidente efetivo do “Comitato Coloniale Italiano”, um órgão intermediário entre o Consulado da Itália e as colônias ítalo-brasileiras, função que ainda estava exercendo no 50º aniversário da imigração italiana no RS, em 1925. Estava casado com Noli Campelli Rovida. Consta ter falecido na Itália, mais tarde, ao visitar seus familiares.

Ana Elisa Osterkamp Bloemker

Professora, poetisa e secretária municipal em Teutônia e hoje, em Taquari.
  Nasceu em 23-11-1970, em Estrela, filha de Adelmo Osterkamp e Gerda Tiggemann. Casou-se em 16-10-1993 com Sandro Volnei Bloemker.
Concluído o curso de magistério no Colégio Martin Luther, em Estrela, formou-se em Letras na Unisinos, com pós-graduação em Educação Inclusiva.
Desde a adolescência preferia ler poetas. Encorajada pela família transformou a escrita num hábito. Em 1987, iniciou a carreira de magistério para crianças de séries iniciais.
De 1991 a 1993, viveu na Alemanha, onde cursou e atingiu KSD, curso de alemão. Trabalhou em diversas escolas, mas foi no Colégio Teutônia, desde 1994, nas aulas de Português, que estreitou seus laços com a poesia. Em agosto de 2007, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Teutônia. Depois, mudou-se para Taquari.
Em 2003, venceu o Concurso Nacional de Poesias da Rede Sinodal Tecendo de Poesias a Rede de Palavras. Em 28-10-2005, publicou Caleidoscópio de Emoções. É uma coletânea de 50 poesias e 13 ilustrações de sua pena, em 84 páginas. A ilustração da capa é de Bruno Augusto Osterkamp Bloemker. Contato por e-mail: anaelisa@certelnet.com.br

Um comentário:

  1. Belo trabalho
    É um importante espaço cultural disponivél a comunidade brasileira.
    Parabéns
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir