40 anos do Clube Esportivo Olarias

No Clube Esportivo Lajeadense havia muita gente. Por isso, decidiram pela fundação do Clube Esportivo Olarias. São considerados fundadores membros da primeira diretoria: Pedro Scherer, Arthur Strassburger, Arno Arthur Müller, João Strassburger, Walter Hugo Schlabitz, Otto Schlabitz e Arlindo Stumpf.
Foi um verdadeiro celeiro de craques, pois de suas fileiras saíram jogadores como: Máximo, que atualmente (1979) joga em São Borja, Joel que está no Pelotas, Ênio Chaves que jogou no Palmeira de São Paulo, Paulinho e Nestor Heineck, Milinha, Schmitão, Írio Scherer, Walter Schlabitz, Rudi Grün, Egídio Schlabitz, Armindo Schlabitz, Mirim, Guido Silva, todos estes jogaram nas equipes de Lajeado, como Clube Esportivo Lajeadense e Esporte Clube São José.
Em 1966, o Olarias adquiriu da viúva Scherer 3 hectares de terras e construiu seu novo salão de festas, remodelou seu campo de esporte e demais áreas para práticas esportivas. Em 1970 o Clube Esportivo Olarias sagrou-se supercampeão do Município, tendo recebido as faixas do Panifício Caxiense de Caxias do Sul, tendo vencido o Olarias por três a zero – cf O Informativo, de 15-2-1979, quando era presidente Erni Bruinsmann, com quase quatro décadas de atividades.
A história da entidade ainda precisa ser resgatada. Hoje, o C. E. Olarias tem como presidente Délcio Ferreira. Sem apoio do poder público, privado e de associados o Clube passa por dificuldades.
José Nicolau Heck
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Católica de Goiás. Nasceu em Arroio do Meio, em 8-12-1945. Em Viamão formou-se em filosofia e teologia, sendo ordenado sacerdote por Dom Alberto Etges. Mais conhecido por padre Juca, foi vigário paroquial em Lajeado, na Paróquia Santo Inácio, de 18-2-1972 a 30-1-1974, quando foi para a Alemanha cursar o doutorado em Filosofia na Ludwig Maximilians - Universität München. Formou-se em 1977, com uma tese sobre Platão e Freud. Em 1985, formou-se em direito na mesma instituição, tendo advogado durante cinco anos em Munique nas áreas do direito comercial e trabalhista.
Depois de perder sua esposa, retornou ao Brasil. Atuando desde 1991, atualmente é professor titular nas áreas da Filosofia e de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), e da Universidade Católica de Goiás (UCG), onde exerce atualmente as funções de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, em segundo mandato. É pesquisador do CNPq, membro da Sociedade Kant Brasileira, Secção de Campinas e líder do Grupo de Pesquisa Ética. Integra os Programas de Pós-Graduação em Filosofia/PUCRS (2002-2008) e de Ciências Ambientais/UFG.
Seus principais livros: Linguagem Poder Pensamento (1979); Liberdade em Kant (1983), Saúde e Doença: Ensaio Filosófico sobre Sigmund Freud (1985 e 1987); Estudos de Terminologia Filosófica (1992); Materialismo e Modernidade: Ensaios de Filosofia Política (1994); Ceticismo e Trabalho. Uma Contribuição ao Materialismo Filosófico (1997); Direito e Moral – Duas lições sobre Kant (2000); Thomas Hobbes – Passado e Futuro (2003); Da Razão Prática ao Kant Tardio (2007), além de traduções e mais de uma centena de artigos em revistas científicas.
Onde está você hoje?
Repercute muito recordar capas de revistas da região.
Da coleção que temos no arquivo, a Revista Stalo nº 29, de dezembro de 1985 traz na capa a Rainha do Centenário do Clube Esportivo Sete de Setembro de Lajeado, Janete Beatriz da Silva. A foto de Jorge Mattos registra seus 18 anos.
A mesma revista Stalo, nº 30, de janeiro de 1986, publicou na capa a foto de Jaqueline de Mello, tirada por Jorge Mattos, então da Sigla Propaganda. Candidata da Revista Stalo, Jaqueline conquistou o título de Simpatia no Concurso Garota Imprensa 1985.
Concurso literário da ALIVAT
Em breve, a Academia Literária do Vale do Taquari vai divulgar o regulamento de mais uma edição de seu concurso literário. O objetivo é incentivar a literatura e leitura na região.
Os escritores associados quites com a tesouraria participarão com um texto inédito. Os demais participantes podem concorrer nas categorias: conto, crônica, poesia, crônica histórica e literatura infanto-juvenil. Todos os textos devem ser inéditos.
Os escritores associados recebem o boleto de sua contribuição nesta semana. Escritores que queiram se associar ou regularizar sua situação podem dirigir-se ao presidente Marcos Frank – pelo e-mail: mrcfrank2@gmail.com - ou tesoureiro José Alfredo Schierholt – schierholt@gmail.com
A próxima reunião dos escritores, sócios ou não, será na segunda-feira de 25 de maio, às 19h, na Casa de Cultura Município de Lajeado.
Amigo Schierholt, me envie o regulamento. Gostaria de participar.
ResponderExcluirAbraço