Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sábado, 26 de outubro de 2013




CONVITE EXPOSIÇÃO


Bruno Schwertner -140 anos - "As Engrenagens do Tempo"


Recebi do empresário Roque Schwertner, em 25 de outubro de 2013, oficialmente, um convite especial referente à exposição "As Engrenagens do Tempo", uma homenagem ao cidadão estrelense Bruno Schwertner, um homem de fibra, um lutador destemido, um empreendedor em busca de seus ideais que deixou exemplos de vida para todos seus descendentes, traduzidos em trabalho, dedicação e honestidade.

O lançamento será em 12 de novembro, às 19h30min, no Centro de Cultura e Turismo Bertoldo Gausmann, em Estrela, até 21 de novembro, quando vai haver o Seminário de Turismo na Faculdade La Salle. A exposição prossegue na Câmara Municipal de Vereadores, encerrando-se em 11 de dezembro.

Bruno Schwertner ficou mais conhecido, desde 1873, pelos seus trabalhos nos consertos de máquinas e na fabricação de relógios de torre. Foi uma espécie de mestre na arte da relojoaria, um "Gepeto" das engrenagens do tempo. Isto contribuiu para tornar mais conhecido o município de Estrela, com sua indústria de relógios públicos: há 140 anos...



Sônia Scherer


Professora e escritora em Marques de Souza, onde é coordenadora cultural.

Nasceu em 6-2-1959, em Forquetinha, filha de Christiano Carlos Bauer e de Sumilla Rieth Bauer. Em 17-12-1977, casou-se com Dário Osvaldo Scherer, passando a morar em Marques de Souza, e tem os filhos Diego Osvaldo e Daiane. Estudou as 5 séries iniciais do Fundamental na Escola Barão do Rio Branco, em Forquetinha, e as 4 séries finais na Escola Particular José Bonifácio em Conventos. Após o 2º grau em Magistério na Escola Madre Bárbara, em Lajeado, na Universidade de Santa Cruz – UNISC cursou a Licenciatura Curta em Estudos Sociais e a Plena em Moral e Cívica, concluindo em 1988. Em 2002 e 2003 perfez a Pós Graduação em Especialização na Gestão Estratégica Municipal.

De 1979 a 1983, lecionou Música nas Escolas Particulares José Bonifácio, em Conventos, na Escola João Batista de Melo, em Forquetinha e na Escola Particular Assis Brasil, Marques der Souza, onde ainda trabalhou na Educação Infantil, então Pré Escola, cedida pela rede municipal de Lajeado. Após Concurso pelo Estado, desde 1984 trabalhou 20 horas na Escola Estadual Henrique Geiss, em Tamanduá, transferida em 1989 para a Escola Estadual Ana Néri, onde em 1994 assumiu a vice-direção e, em 1996, a direção.

De 1998 a 2000, na primeira gestão municipal, foi Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. Na segunda gestão, de 2001 a 2004, foi Secretária Municipal da Administração, Planejamento e Fazenda. Por concurso público municipal, de 2004 a 2008, assumiu as disciplinas de História e Geografia. Em 2009, reassumiu novamente a função de Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, até meados de 2010, quando em função de doença de seu neto Enzo Miguel da Silva, exonerou-se da função de secretária, permanecendo na secretaria apenas com 22 horas semanais, para auxiliar nas tarefas administrativas. Desde 2012, é coordenadora Cultural do município.

Além disso, sempre prestou serviços voluntários em entidades sociais, religiosas e tradicionais de sua comunidade. Atualmente está como coordenadora local do PNAIC – Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa e coordena o projeto A União Faz a Vida em parceria com o Sicredi e também o Projeto “Histórias de Marques de Souza”.

Em 2002 e 2003, escreveu crônicas mensais no jornal A Hora. Escreve anualmente textos para o livro Sementes de Esperança da  IECLB.

Em 2012, publicou o livro A vida e suas transformações. Em 112 páginas, ilustradas com 68 fotos, a autora conta a trajetória de seu neto Enzo, que viveu apenas por dois anos e oito meses, vítima de tumores na cabeça, em 30-10-2010.

E-mail de contato: Sonia_scherers@hotmail.com e telefone (51) 9733 1153.



Um comentário:

  1. Visitei seu site e gostei muito. Parabéns!
    Sou de Bragança Paulista, São Paulo e sou genealogista. é uma pena que tem um virus malicioso chamado Dilma.
    Um abraço
    Prof. Aristeu

    ResponderExcluir