Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
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Montagem: Orestes Josué Mallmann

quinta-feira, 16 de outubro de 2014


- 190 anos da imigração alemã no RS -


        Oito fuzilamentos no navio Germânia

A dramática viagem de pequeno veleiro hamburguês Germânia, de três mastros, iniciou do porto de Glückstadt, ao norte de Hamburg, em 3 de junho de 1824, sob o comando do capitão Hans Voss.
Sua história nos foi detalhado pelo meu confrade Carlos Henrique Hunsche, em seu livro Biênio 1824/1825 da imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul, em 1975.
O veleiro tinha apenas 367,12 m³ ou seja 7 x 7 x 7 metros, o que representava uma verdadeira “casca de noz”. É neste recipiente, boiando ao sabor dos ventos sobre ondas, perdido em 100 dias na imensidão do Atlântico, vivia um amontoado turbulento de mais de 300 pessoas, cada uma com suas desgraças e suas esperanças, seus rancores e seus amores – escreve Hunsche.
Contabilizou-se esse autor ter havido no Germânia 277 soldados, para os quatro batalhões alemães no Rio de Janeiro, todos arrebanhados pelo Major Schaeffer. Havia ainda 124 colonos, destinando-se 66 pessoas a São Leopoldo, lá chegados em 6-11-1824. Entre estes imigrantes, destacaram-se o jovem médico hamburguês João Daniel Hillebrand (foto), logo depois nomeado diretor da Colônia de São Leopoldo; o primeiro pastor evangélico, João Jorge Ehlers, viúvo, e seus três filhos pequenos, de 11, 7 e 3 anos.
O que é realmente estarrecedor entre os imigrantes é a listagem de 24 presos que o Major Schaeffer deixou embarcar no veleiro Germânia, tirados da cadeia de Hamburg, assim distribuídos: 13 cumpriam pena por furto; oito, por deserção (fuga do serviço militar); dois por homicídio e um por embuste. Os dois mais jovens tinham 18 anos e o mais velho, 41 anos de idade. A maior pena era de seis anos e a menor, de seis meses.
Pequeno grupo destes marginais, sempre criando sérios problemas entre passageiros, sob a liderança de Johann Carl Rasch, queria liquidar com o capitão do navio e o atirar no mar. Foram presos, mas conseguiram soltar-se. Presos mais uma vez, foram julgados por uma comissão, condenados e fuzilados, em 5 de julho de 1824. O fato deu-se no Golfo de Biscaia, na costa norte da Espanha, 13 dias antes da chegada dos 39 pioneiros em Porto Alegre.





Fracasso da Imigração alemã em São João das Missões

São João Batista das Missões tinha sido fundada pelo padre Antônio Sepp, missionário jesuíta, um polímate que dominava a música, arquitetura, urbanismo, relojoaria, pintura e escultura. Depois de catequizar 2.832 índios oriundos da redução de São Miguel, padre Sepp iniciou a construção da igreja em 1708. Esta redução mostrou alto nível de atividade cultural.
Depois do genocídio da Guerra Guaranítica, desde 1768 tudo ficou em ruínas, localizadas no interior de Entre-Ijuís.


Ruínas de São João Batista das Missões

Já nos primeiros meses de colonização, enquanto dezenas de famílias de imigrantes se integraram na abertura de caminhos, de coivaras, construção de suas casas, plantação e colheitas, outros grupos não se sujeitaram ao trabalho de pioneirismo e insistiam na rebeldia e incomodação nas diversas linhas coloniais. Tornavam-se cada vez mais indesejáveis a ponto de não encontrarem uma solução, a não ser tirá-los da região de São Leopoldo.
Com a inclusão de diversos apenados de Hamburg e Mecklenburg-Schwerin entre os imigrantes, o imperador Dom Pedro I encontrou uma solução de colonizar a antiga região missioneira no Rio Grande do Sul, no que foi incumbido o presidente da Província, com a tentativa de colonizar a primitiva região missioneira de São João das Missões. O primeiro grupo foi levado de barco até Rio Pardo, em 26 de novembro de 1824, sob o comando do Capitão Alexandre José Bernardes, prosseguindo em carroças a Santiago do Boqueirão e dali à nova Colônia de São João das Missões, fundada em 6 de janeiro de 1825. Foram 163 imigrantes
 Apesar de terem recebido uma ajuda de custo, não quiseram trabalhar em terras que lhes foi oferecida. Preferiram ficar nas proximidades de botecos, onde se embriagavam e se metiam em desordens com peões errantes e desocupados. Consumidos os subsídios recebidos, os imigrantes foram se dispersando. Uns foram incorporados aos peões errantes a serviço de caudilhos, trocaram de nomes para fugir da justiça, outros se acaboclaram totalmente. Poucos retornaram à região de São Leopoldo, onde se reincorporaram na colonização. Entre estes, constavam as famílias de João Frederico Schmidt, com a esposa e três filhos e de Cristiano Frederico Schmidt, com a esposa e seis filhos. O primeiro retornou a São Leopoldo e se mudou, depois, para Três Forquilhas (Torres). O segundo deve ter traduzido/alterado seu nome para Tristão Frederico Ferreira e falecido em 1876, em São Miguel das Missões, já nonagenário.
O difícil acesso, a falta de comunicação, a inexistência de autoridades e de meios de comercialização de produtos rurais abortaram o prematuro projeto da colonização das missões, o que se deu mais de meio século depois. 


Quadro de espera dos imigrantes em portos brasileiros

O jovem imperador Dom Pedro I estava muito preocupado e assustado com os surtos separatistas das antigas colônias espanholas na América do Sul, especialmente junto à longa e indefinida fronteira. Já estava atemorizado com as revoltas da Independência em diversas províncias brasileiras, mormente com a Guerra Cisplatina, que durou 500 dias e ele não queria perder o Uruguai, com mais de 176 mil quilômetros quadrados. O imperador sentia falta de um Exército! A solução adotada foi recrutar soldados e colonos estrangeiros, pois a mera distribuição de sesmarias e datas não resolviam a ocupação e posse do território brasileiro.












Enquanto os imigrantes aportavam nas colônias planejadas, as terras nacionais precisavam ser medidas em lotes coloniais, urgentemente. Para não ferir os direitos adquiridos pelos donos de sesmarias e datas, Dom Pedro encarregou, em Portaria de 31-3-1824, o presidente José Feliciano Fernandes Pinheiro a proceder a medição de todo o terreno em que se acha a Feitoria do Linho Cânhamo, e que é de propriedade Nacional, para ao depois se repartir em datas de quatrocentas braças a bem do estabelecimento de uma colônia de alemães. E 5 dias depois de ser assinada a citada Portaria, levantou âncora em Hamburg o navio que trazia os 39 pioneiros para São Leopoldo, chegando em 18 de julho, mas ainda não estava tudo pronto para se fixarem na Feitoria.

 José Feliciano Fernandes Pinheiro
Visconde de São Leopoldo















Na Feitoria chegam os primeiros 39 imigrantes em 25-7-1924

Depois de uma semana hospedados em Porto Alegre, na sexta-feira de 25 de julho de 1824 os 39 primeiros imigrantes foram levados em pequenas embarcações para o antigo galpão da Real Feitoria do Linho Cânhamo. São os 190 anos de história que estamos recordando. Dos 39 pioneiros, 6 eram católicos (das famílias Krämer e Hammel) e 33 eram evangélicos (das famílias Pfingsten, Rust, Timm, Bentzen, Gross, Jaacks e Höpper, cujo bebê João Ludovico nasceu na viagem). 

Escravatura no Vale do Taquari


Observando-se a Estatística antiga, vê-se que só uma década antes de chegarem os primeiros imigrantes no RS, em 1814 havia nesta Província o total de 70.656 habitantes, dos quais 32.300 brancos (45,7%), 20.611 escravos (29,1%), 8.655 indígenas (12.2%), 5.399 livres de todas as cores (7,6%) e 3.691 recém-nascidos (5.2%).
 No distrito de Taquari, em 1814, havia o total de 1.714 habitantes, dos quais 1.092 brancos (63%), 433 escravos (25,2%), 67 livres (3,9%), 42 índios (2,4%) e 80 recém-nascidos (4,6%).
Aqui entram os 300 escravos que os irmãos João e José Inácio Teixeira se dividiram em 1824 ao assinarem o Distrate de sua sociedade, após 30 anos de duração. Boa parte destes escravos estiveram também derrubando toras de madeira e colhendo erva-mate nas fazendas do Vale do Taquari para os seus donos venderem em Porto Alegre.
Em 1846, a Estatística só dá o total de 3.750 habitantes ao distrito de Taquari. No distrito de Santo Amaro, à qual pertenciam as fazendas da margem direita do Rio Taquari (incluindo Lajeado), havia o total de 1.285 brancos (50%), 982 escravos (38,3% dos quais 873 “pretos” e 109 “pardos”), mais 64 índios, 66 pretos libertos e 163 pardos libertos, que somavam os outros 50%. Como se vê, cada branco tinha a média de 1,3 escravo. Certamente, os libertos e índios viviam de peão ou biscate.
Vamos lembrar que em 1846, os imigrantes já se espalhavam nos 22 anos de imigração por toda a grande São Leopoldo e em Taquari, os primeiros imigrantes já tinham vindo 13 anos antes da emancipação de Taquari, ocorrido em 1849.



Vida de privações dos pioneiros

Ao chegar ao Brasil, os imigrantes alemães sofreram para se adaptar ao clima brasileiro, ao idioma, à legislação precária e às novas condições de vida, normalmente primitivas, que já não tinham em seu país de origem.
Uns dias depois, mais quatro imigrantes alemães e dois açorianos se agregaram ao primeiro grupo. Em 6-11-1824, vieram mais 81 imigrantes, totalizando 126 pessoas. Só então, boa parte dos lotes estavam medidos. Houve um aumento de 50 para 77 hectares de terra, o que agradou muito a todos.
Em muitos casos, imigrantes chegavam ao Brasil, sem que suas terras estivessem demarcadas, ficavam alojados em prédios ocupados antes por escravos, aguardando durante meses o assentamento em seus lotes. Também por problemas na demarcação de terras, muitas brigas surgiam.
Funcionários do governo encarregaram e pagaram alguns luso-brasileiros para fornecer mantimentos e alimentação aos imigrantes, mas o que mais forneciam era cachaça para que parassem de reclamar junto ao governo. Demorou ao imigrante entender e falar um pouco em português.
Depois que o imigrante recebesse o documento de posse do seu pedaço de chão, para devia seguir às próprias custas, sem estradas e pontes.
Cabia derrubar o mato, construir uma barraca provisória, fazer a coivara, preparar a roça, plantar. Enquanto esperava crescer a plantação, o colono montava algum galpão e estrebaria.
O isolamento das colônias também dificultava a adaptação ao novo ambiente, na medida em que faltava acesso a tratamento médico para doenças ou partos, (quando a colônia não tinha seu próprio médico) e muitos morriam por não chegarem a tempo na cidade mais próxima, pois dependiam de transporte por tração animal, o que era lento e poderia levar horas ou dias. A distância, mas também a falta de dinheiro dificultava o acesso a tratamentos.
A situação precária para sobrevivência causava muita decepção e desgosto, pois não eram as perspectivas que alimentavam quando decidiram emigrar. As promessas de que iriam para o "paraíso" aumentavam o sofrimento, quando estavam frente a frente a matas fechadas para derrubarem a machado e foice, onde inclusive as mulheres ajudavam.
A espera pelo cumprimento de promessas como o desenvolvimento da região com a construção de vias de acesso e a promessa de subsídio com dinheiro ou instrumentos de trabalho (ferramentas, sementes, gado, material de construção) não foram cumpridas na maior parte das colônias alemãs. 

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Lembranças da Viagem pela Itália

         Da nossa viagem pela Itália em maio de 2014, compartilhamos com os leitores várias lembranças.


Renê Alievi Schierholt observa a Guarda Suíça na entrada do Vaticano, em foto clicada por José Alfredo.

Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável, desde 22 de janeiro de 1506, pela segurança do Papa e da Cidade do Vaticano. Atualmente, é composta por cinco oficiais, 26 sargentos e cabos e 78 soldados. É a única guarda do mundo em que a bandeira é alterada com cada novo chefe de Estado, pois contém o emblema pessoal do Papa.
O dia 6 de maio é a data de admissão de novos guardas e prestam juramento diante do Papa. Fazem o juramento com a mão direita levantada e os três dedos do meio abertos, recordando a Santíssima Trindade.
É o único grupo de soldados particulares que a lei suíça aceita. Do corpo da Guarda Suíça só podem fazer parte homens de robusta constituição física, com um mínimo de 1,74m de altura, católicos, com diploma profissional ou ensino médio concluído, com idade entre 18 e 30 anos. Só os cabos, sargentos e oficiais podem ser casados. Devem também ter feito já treino militar do exército suíço, não ter registo criminal e ser de reputação social absolutamente imaculada. Dois anos, eventualmente renováveis até um máximo de 20, são o tempo de compromisso máximo de um membro da Guarda Suíça.
O curioso uniforme da Guarda Suíça é um espetáculo à parte. Com sua malha de cetim nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue, causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas. O design do traje é atribuído a Michelangelo.
A língua oficial da Guarda Suíça é o alemão, mas falam várias línguas. Prestam serviços diversos para o Papa, tais como a guarda em visitas de autoridades estrangeiras, o acompanhamento e assistência em viagens internacionais ou a prestação, à paisana, de serviços de segurança do Papa, ocasião em que os guardas se misturam com as multidões na Praça de São Pedro. Nesse caso, os soldados da Guarda Suíça servem como guarda-costas, estando equipados com armamento variado e modernos equipamentos de comunicação.


Papa Francisco posa junto a guardas suíços, sendo alguns músicos.



Obelisco é um monumento quadrangular, agulheado, feito ordinariamente de um bloco só de pedra sobre um pedestal. O Obelisco do Vaticano está no centro da Praça de São Pedro no Vaticano, Roma. É originário do Egito e foi transportado para o Vaticano pelo imperador Calígula para decorar a "espinha" de seu novo Circo, onde posteriormente seria martirizado São Pedro, motivo pelo qual o obelisco foi lá mantido, por estar próximo ao local do martírio do apóstolo. É constituída de granito vermelho vindo de Assuão. Sua base possui quatro leões de bronze e sua altura é de 40 m contando até a cruz, sendo o segundo maior obelisco de Roma, após o Obelisco Laterano, transportado para Roma três séculos mais tarde. A cruz em cima do obelisco guarda um dos pedaços originais provavelmente da cruz de Jesus Cristo, colocadas ali pelo Papa Sisto V.



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Vales municipais na Revolução Federalista

Recebi uma cópia de um Vale de 100 réis emitido pelo intendente de Lajeado Joaquim de Morais Pereira, mais conhecido por Quinca Pereira, nomeado, de 17-12-1893 a 21-1-1895. Como os documentos e valores tinham sido levados pelo intendente anterior, Bento Rodrigues da Rosa, para Taquari, a fim de impedir seu saque e destruição durante a Revolução Federalista, encontrava-se acéfala a administração municipal de Lajeado. Por esta razão, eram emitidos tais Vales para pagar os fornecedores.
O original do documento está em nome de Cristiano Horn, possivelmente descendente de Pedro Horn, que tinha açougue em Estrela e seu filho Filipe, que era eleitor nº 682, em 1890, residente no Bairro Carneiros, em Lajeado.

          Pesquisas de José Alfredo Schierholt




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Arno Müller

Arno Müller é engenheiro metalúrgico, professor universitário, escritor, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, presidente da Associação dos Estrelenses de Porto Alegre - AEPA, eleito em 2000, vice-presidente Administrativo do Centro Cultural 25 de Julho e vice-presidente social da Comissão dos Festejos dos 180 anos da Imigração Alemã no Brasil, em 2004.
 Nasceu em Estrela, em 26 de janeiro de 1939, filho de João Edgar Müller (barbeiro) e de Maria Elvira Schneider Müller (empresária comercial). Fez o primário no Colégio Paroquial São Luiz, o ginasial no Ginásio marista Cristo Rei. Em 1954, em Porto Alegre iniciou o científico no Colégio Rosário e em 1958, prestou vestibular para Engenharia na UFRGS.  Em 1960-61, fez o CPOR-PA, concluindo como tenente da Reserva do Exército brasileiro. Em 1961, casou-se com sua colega de engenharia Iduvirges Lourdes Stein, tendo quatro filhos: Ana Simone (Richter), Adriane (Ilha), André Michel e Alejandra.
Durante o curso de engenharia trabalhou com funções de gerente na Caldeiraria Ecobrás e como estagiário na Fundição Wallig, ambas em Porto Alegre. Em 1962, formou-se como engenheiro metalúrgico e no ano seguinte foi convidado para trabalhar no Centro Técnico da Aeronáutica, em São José dos Campos, SP, como pesquisador na área de Metais Raros. Durante os sete anos lá fez projetos pioneiros para o Brasil e mesmo para a América Latina, tais como: desenvolvimento de um forno solar para altas temperaturas, fusão a vácuo de metais reativos, projeto e construção de uma Usina para a fabricação de Titânio metálico pelo processo Kroll (condecorado com uma placa de prata). Paralelamente, foi professor no ITA, em 1963, lecionando Introdução à Ciência dos Materiais e na Escola de Engenharia de Taubaté, no seu Departamento de Engenharia Mecânica, até 1969, ano em que obteve o seu título de Mestre em Materiais no ITA, defendendo uma Dissertação sobre fibras de carbono. Em 1970, obteve uma bolsa de estudos da OEA, para realizar seu Doutorado na Comisión de Energia Atômica em Buenos Aires, o que se realizou em 1974, ano em que fui contratado pela UFRGS para criar um Programa de pós Graduação na área de Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, credenciado pelo MEC dois anos depois, e se transformou num dos melhores do país. Em paralelo com suas atividades puramente didáticas e acadêmicas, participou de outras ações, tais como: criação da AGEMET (Associação Gaucha de Engenheiros Metalúrgicos), diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Coordenador do Núcleo de Tecnologia da UFRGS, Presidente do Conselho Superior da Fapergs, Diretor Administrativo da FUNDATEC, Membro do Conselho Provisório de Cultura do RS. Depois de aposentado como professor titular na UFRGS foi contratado pela ULBRA para instalar um Programa de Pós Graduação de Engenharia, o que foi possível depois de dois anos. Como resultado desta atividade foram editados dois livros. Durante sua vida acadêmica foi agraciado, junto com seus alunos, com o Prêmio Villares e Prêmio Cosipa, concedidos pela Associação Brasileira de Metalurgia para os melhores trabalhos apresentados no Congresso Anual de 1969.  Em 2009, a UFRGS batizou com o seu nome o Laboratório de Fundição do Centro de Tecnologia. Sua experiência técnico-científica, acumulada em 30 anos de Universidade, publicou no livro Solidificação e análise térmica dos metais, UFRGS, em 2002. Ao se aposentar, resolveu focar seu interesse em questões ligadas à etnia teuto-riograndense. Para tal se aproximou do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre onde integrou o seu Coro Masculino e, mais tarde, foi seu vice-presidente administrativo. Elaborou temas que apresentassem uma “cara nova” às já tradicionais Festividades e atividades culturais da etnia que existiam em quase todo estado. Verifiquei uma pobreza de informações de todo tipo em relação a certos hábitos, costumes e valores. Começou então a coletar material para apresentar novas sugestões, dadas em seus livros: Cerveja, pela Ulbra (2002); Redescobrindo a cozinha colonial alemã no RS, em coautoria Lori Heinrichs, pela Amstad (2004) e 2ª edição bilíngue, português-alemão (2009); A imigração alemã e a indústria cervejeira do RS, pela Editora Amstad (2012); Os engenheiros da antiguidade, pela Editora Amstad (2012); A imigração alemã no Rio Grande do Sul e o Hunsrück, pela Editora Amstad, lançado em 2014. Nesta linha de atividades foi a montagem e apresentação de uma peça “Encontro de Culturas”, sob forma de canto, coreografia culinária e diálogos, com a participação do Coro Masculino e do Grupo de Danças do 25 de Julho.  


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