Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

terça-feira, 4 de outubro de 2011


Incentivo à leitura

As feiras de livros nas sedes municipais oportunizam o contato direto do público com os livros e, às vezes, com escritores. O hábito e lazer da leitura devem ser semeados em crianças e adolescentes pelos pais e professores, por eles permanentemente incentivado pelo exemplo. Sé o aluno percebe que o professor não tem o hábito da leitura e pouco frequenta a biblioteca (onde consta seu nome e livros que retira), dificilmente será leitor. Aliás, seria interessante uma estatística da frequência de professores em bibliotecas, verificando-se as fixas.
Felizmente, nota-se uma reversão. Programas específicos de Secretarias de Educação e feiras de livros estão nesta rota. Alunos de Nova Santa Cruz também dão exemplo, onde Tiago Luís Wickert (15), por exemplo, diz que lê um livro por semana. Bom seria uma onda contra a maré. Há muitas pessoas que não perdem três novelas por noite, além de outras exibições. Obviamente, não lhes sobra tempo para leitura! Se deixarem também o hábito de escrever, em consequência, lentamente vão se analfabetizando...

Há 110 anos o Clube Tiro e Caça iniciou como Lageadenser Turnverein Jahn

A Sociedade Ginástica Lajeadense é a primeira e mais antiga no Vale do Taquari, fundada em 1-6-1896. Completou 110 anos, sem que fosse lembrado. Quando de seu centenário em 2002, ofereci um projeto de pesquisa para o Clube Tiro e Caça. Na época, não houve recursos para o livro.
A Sociedade Ginástica Lajeadense foi a primeira semente do CTC. Rodolfo Apelt, Emílio Schlabitz, Carlos Kollet, Fernando Einloft e Guilherme Plein são nomes lembrados na prática de ginástica e de esporte no potreiro de Cristiano Schmidt. No seu 40° aniversário, foram homenageados os fundadores ainda vivos: João Mate Sobrinho, Carlos Einloft, Júlio F. Bom, Guilherme Einloft, Pedro Jahn e João Zart Sobrinho - cf A Semana, de 15-6-1936. A letra "g" indica a origem da denominação Lageado antes da Ortografia de 1943.
Em 19-6-1915, urna dissidência fundou o Turnverein Jahn ou Sociedade de Ginástica Jahn. Em 25- 8-1921 foi averbada no Cartório a fusão das duas, com o nome de Lageadenser Turnverein Jahn, alterado para Sociedade de Ginástica Lajeadense Jahn, em 20-1-1939. Fundiu-se mais tarde, com o Clube Recreativo Lajeadense, cujo Extrato dos Estatutos foi publicado no Diário Oficial de 20-11-1953. Esta evolução histórica faz parte da memória do Clube Tiro e Caça.

Pequenas biografias

• Quem lembra do Pe. John Massey?
Por mais de sete anos, Pe. John ou João Charles Massey foi padre cooperador na Paróquia Santo Inácio, em Lajeado. Mensalmente, percorria capelas, visitava comunidades e famílias.
Quem lembra dele? Por que só lembrá-lo daqui há 30 ou 50 anos?
Padre João nasceu em Plymouth, New Hampshire em 10-10-1946, filho de Ugo Mazzei (agora falecido) e Edna Boyle Mazzei. Como religioso e estudos concluídos, veio ao Brasil em 1975, para servir como missionário leigo em Rio Verde (GO), Jataí (GO), São Paulo (SP), Recife (PE) e Lajeado (RS).
Foi ordenado na Igreja Matriz Santo lnácio em 9-5-1992. Com a licença do bispo de Santa Cruz, retornou aos EUA em janeiro de 1998, para estar perto de seus pais já idosos e trabalhar com os imigrantes brasileiros em Framingham (MA).
Atualmente, está em Nashua, responsável pela Pastoral aos imigrantes brasileiros que moram na região. A comunidade tem de 300 a 400 participantes. Reúne-se na Igreja Infant Jesus (Menino Jesus) de Nashua.
Com 88 mil habitantes, Nashua fica no sul de New Hampshire, na região nordeste dos EUA, chamada Nova Inglaterra.

Foto: Pe. John Mazzey e os catequistas Sandra e Adalberto, com Clarice e Denise Hennemann.

Resgatando primitivos nomes de lugares

Samambaia - Foi a primeira denominação do atual Bairro Olarias. Quem resgatou esta primitiva denominação foi o falecido pesquisador padre Alberto Träsel, em anotação feita no original de seu Álbum Jubilar de Santa Clara do SUl. Certamente, os desbravadores devem ter encontrado muita samambaia em sua floresta, derrubada para abrir colônias e estradas. Como várias famílias pioneiras eram oriundas da Áustria, passou a ser denominada Neu Wien ou Nova Viena, como está lembrado com nome de Escola Municipal. A extensão que vai para a margem do rio, passou a ser conhecida também por Picada Scherer. Sugerimos que se dê a alguma nova rua do bairro a denominação de Rua Samambaia, para que não se perca a raiz de sua história.
Picada Scherer - Como no período da II Guerra Mundial a ditadura de Getúlio Vargas pretendia forçar a Campanha Nacionalista, além de proibir falar em língua alemã também os nomes que lembrassem o Terceiro Reich tiveram que ser nacionalizados. Neu Wien ou Nova Viena ficou proibido dizer. Surgiram dois nomes. Alguns preferiam Picada Scherer. A origem se deve ao pioneiro do lugar Johann Jacob Scherer, nascido em 10-2-1805, em Schmidt Holtenbach e falecido em 9- 4-1881, casado com Catarina Grab (* 29-9-1809, + 6-11-1878), ambos sepultados no cemitério de Olarias.
Olarias - Os mais xenófobos não aceitavam a denominação de Picada Scherer, pois cheirava a alemão... Havia no bairro várias fábricas de tijolos e telhas. A abundância de argila e lodo apropriado para esta indústria veio ao encontro das necessidades do crescimento urbano. Por isso, Olarias é hoje o nome consagrado. No Brasil, a xenofobia é mais praticada entre cães e gatos...

José Alfredo Schierholt                                                                                     Orestes Josué Mallmann
schierholt@gmail.com                                                                orestesmallmann_gremio@hotmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário