Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pelos 111 anos do Clube Tiro e Caça

Volto a insistir que a primeira vertente do atual Clube Tiro e Caça é a sociedade Lageadense Turnverein Jahn, fundada em 1-6-1896. A listagem exata dos fundadores está perdida, pois os primeiros documentos desapareceram. No seu 40° aniversário, foram homenageados os fundadores ainda vivos: João Mate Sobrinho, Carlos Einloft, Júlio Frederico Born, Guilherme Einloft, Pedro Jahn e João Zart Sobrinho,  conforme A Semana, de 15-6-1936. A letra "g" indica a origem da denominação Lageado antes da Ortografia de 1943.
No centro da vila, em dependências cedidas por Francisco Morsch, na Rua Júlio de Castilhos nº 420 praticavam ginástica de barra, paralelo e halterofilismo. Rodolfo Apelt, Emílio Schlabitz, Carlos Kollet, Fernando Einloft e Guilherme Plein são nomes lembrados na prática de esporte no potreiro de Cristiano Schmidt, cedido, uns 15 anos depois, para o futebol do Clube Esportivo Lajeadense.
Com a demolição do histórico sobrado de Antônio Fialho de Vargas, em 8-9-1922, as pedras de alicerce, tijolos e material de construção serviram para erguer sua sede própria, na Rua João Batista de Melo nº 237. Parcialmente posto em uso em 3-2-1923, foi solenemente inaugurada em 24-6- 1923. A foto aqui anexa pode ser de 1925.
Além desse primeiro clube, em 1931 havia em Lajeado mais 14 sociedades esportivas e recreativas, dentre elas o Clube Esportivo Lajeadense, o Clube Recreativo do Comércio, o Clube Dançante Eden, os clubes de BoIão 15, Republicano, Elite e Gut Holz - cf Suplemento Literário Ilustrado d’  O IMPARCIAL.
 
Pequenas biografias

Otávio Trierweiler
Otávio nasceu em 29-7-1906, em Bom Retiro do Sul, filho de Carlos e Elisa Trierweiler. Em 1933, instalou o Hotel do Comércio em Bom Retiro do Sul, arrendando-o no ano seguinte, para se vincular ao transporte fluvial.
Em 1936, com um grupo de sócios fundou, construiu e foi diretor dum matadouro e frigorífico para bovinos e suínos na mesma cidade, encampado, quatro anos depois, pelos Frigoríficos Nacionais, prosseguindo como gerente da filial.
Em 1940, assume como gerente da fábrica de Conservas Oderich, em Lajeado. Em 1941, fundou a empresa "Trierweiler & Cia, Ltda.", para a navegação própria. Construiu o barco "Lajeadense". Sabia distribuir tarefas aos sócios e funcionários, o que permitiu com que ele se transferisse para o Rio de Janeiro, ainda em 1942, para ser diretor da filial dos Frigorífícos Nacionais. Retomou a Lajeado em 1944, para gerenciar pessoalmente os empreendimentos na região.
Construiu um novo armazém, depois transformado em supermercado e posto de gasolina. Aclamado presidente do Clube Recreativo Lajeadense, separou dele o antigo cinema e construiu o Cine Avenida, em 1950.
      Em 1-4-1951, liderou a fundação da Rádio Independente. Em Lajeado, em 1957, com o fechamento do "Armazém dos Pobres", mantido pela Prefeitura municipal, instalou um armazém novo. A partir de 1963, foi o primeiro a criar supermercados: 2 em Lajeado, 2 em Porto Alegre e 1 em Canoas, com o projeto de chegar a 41, donde o nome "Supermercados 41". Faleceu em 21-1-1973. É nome de rua no Bairro Jardim do Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário