Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Gusdav Heinrich von Wuebel

Uma lápide tumular é tudo o que se tem documentado sobre o desconhecido personagem Gusdav Heinrich von Wuebel, ou Gustavo Henrique von Wuebel. Sua lápide reconstituída indica uma estrela no alto da inscrição, com os seguintes dizeres: Hier ruhen Ueberreste Dr. Gusdav Heinrich von Wuebel - Geb. 4-7-1843 - Ermordet 1-7-1893 - Obgleich sie d. Leib gatödet haben so vermügen sie doch die Seele nicht zu Toden. Na tradução de Dr. Werner Schinke: Aqui jazem os restos mortais do Dr. Gustav Heinrich von Wübel, nascido 4-7-1843, assassinado em 1-7-1893. Embora tenham matado seu corpo, mesmo assim não conseguem matar sua alma.
Em cima destes poucos dados podemos tecer algumas conjeturas.
Como não consta local de nascimento, nem sepultamento em cemitério comunitário, possivelmente tenha ele estado de passagem no local, ou nas suas proximidades onde foi assassinado e sepultado, hoje junto à rodovia asfaltada, a três quilômetros de Colinas, junto ao antigo moinho de Rodolfo Wanderer. Os que o sepultaram, talvez às pressas ou às escondidas, pelo fato de ser proibida a sepultura de prisioneiros inimigos, desconheciam sua origem, religião e pátria. Suponho ter sido um descendente da nobreza germânica. Nem católicos, nem protestantes deram espaço para o seu sepultamento em seus cemitérios, talvez por não ter sido sócio.
Parece não ter sido um forasteiro qualquer. Era costume dar-se o título de “doutor” a pessoas que atendessem doentes ou partos, fizessem curativos e se empenhassem em controlar epidemias, receitassem medicamentos, chás e ervas. Continua Wuebel um mistério para os micro-historiadores.
Na falta de parentes, cuidar destes “monumentos” e preservá-los para a posteridade é um dever sagrado e intransferível do município. Cabe ao Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari – IHGVT e à comunidade fiscalizar seu cumprimento.



Glayson Arial Bencke


É professor, zoólogo e pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
Nasceu em Estrela, filho de Vera Maria e Berty Edvino Bencke.
Em 1997, foi professor na Univates. Tem experiência com aves, especialmente da Mata Atlântica e outros sistemas florestais do Rio Grande do Sul.
Em 2001, publicou o livro Lista de referência das aves do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do RS, com 104 p.
Em 10-3-2004, pela Edipucrs, com Carla Suertegaray Fontana e Roberto Esser dos Reis publicou o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul, com 632 páginas ilustradas. É vasta sua produção científica como coautor de livros, textos para revistas especializadas, participações em congressos e eventos científicos.
Tem mais livros publicados.



 


 
EMPRESAS NO VALE DO TAQUARI EM 1936

Francisco Seibt

Foi médico em Lajeado, como consta no livro dos impostos, em abril 1897. Em 1903 e 1904 o encontramos em São Caetano e, em 1910, em Nova Berlim do Sampaio. Segundo anúncio publicitário, anexo ao Mapa de Lajeado, de 1935, em Forquetinha possuía uma sortida Casa Comercial fundada em 1896 – Completo sortimento em Fazendas, Ferragens, Louças, Tintas, Miudezas, Secos e Molhados, etc. – Compra e venda produtos coloniais – Agente de Gasolina e Kerosene de The Texas Company L. T. D. - Talvez seja imigrante boêmio, casado com Paulina Uhlmann, falecida em 18-8-1910, filha de José Uhlmann e Joana Pohl.



Alfredo Closs

Empresário comercial em Marques de Souza, onde foi eleito delegado distrital da ACIL, em 1959. Tinha uma casa comercial na estrada geral para Picada Flor. Mais tarde se mudou para o centro da vila. Era agente do antigo Banco Industrial e Comercial do Sul S.A., hoje Meridional Santander S.A. Foi líder comunitário por muitos anos, presidente e tesoureiro da Paróquia Evangélica. Colaborou como membro sócio fundador do Hospital de Marques de Souza. Nasceu em 6-7-1899 e faleceu em 6-12-1973, sepultado no Cemitério Velho de Marques de Souza.





Onde você está hoje?
Recordar capas de revistas da região está despertando invulgar interesse e apoio de muitos leitores.
Da coleção que temos no arquivo, a Revista Stalo nº 53, de dezembro de 1987, traz na capa a foto de Luciane Allgaier(foto da esquerda), fotografada por Rose’s, eleita Brotinho 87. Em 1990, foi eleita Rainha do Centenário de Lajeado. Hoje, mora em Porto Alegre, é medica dermatologista em Campo Bom e Novo Hamburgo, deixando Lajeado no fim deste mês.
A Stalo nº 54, de dezembro de 1987, voltou a estampar na capa a foto Daniela Lompa Nunes(foto da direita), como na edição de 20-6-2009. Filha de Verônica e Protógenes da Cunha Nunes, foi Rainha das Cooperativas, Rainha do Chucrute, Princesa do Carnaval 82, Rainha dos Estudantes de Estrela 86, Rainha das Piscinas do Vale em 1987 e Rainha Regional dos Estudantes. Hoje, é arquiteta em Porto Alegre.

  


 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário