Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

segunda-feira, 22 de julho de 2013




25 de julho - Dia do Escritor





      No dia 25 de julho de 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o Dia do Escritor. Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências. 
     Um escritor pode nos fazer chorar, rir, ter medo. Um escritor pode nos fazer repensar, mudar de ideia. Um escritor nos leva a viver ou partilhar emoções e experiências, conhecendo lugares e costumes, sem que precisemos sair de casa ou do conforto da cabeceira. 
     Fundamentalmente, um bom escritor nos deixa profundamente tristes quando a história termina. 

     No Rio Grande do Sul, há uma riqueza de escritores, romancistas e historiadores, como Érico Veríssimo, Luiz Antônio de Assis Brasil, Lya Luft, Moacyr Scliar... E Mário Quintana, Luiz Coronel e tantos outros romancistas, cronistas, poetas, entre anônimos e conhecidos, todos de muitas palavras, com muita sensibilidade na hora de descrevê-las.  – Texto da Internet 

     No Vale do Taquari, tenho cadastrado o total de 425 escritores, dos quais 165 falecidos e 260 felizmente vivos. Todos têm ou tinham algum vinculo com o Vale do Taquari, nascidos ou não, com passagem profissional ou atuação permanente nalgum município da região. E faltam diversos escritores que desconhecem as atividades da Academia Literária do Vale do Taquari - ALIVAT, fundada apenas em 4 de outubro de 2005, ou não interessa sua adesão.



Hospital de Arvorezinha fez 50 anos




        Quando em 1953 o empresário João Batista Lessa veio de Rio Grande para montar uma farmácia em Arvorezinha, percebeu que os pacientes compravam os remédios lá onde os médicos atendiam, isto é, nas cidades vizinhas. Por isso, empenhou-se em trazer um médico à cidade de Arvorezinha.


        Recém-formado médico em 1952, pela UFRGS, Dr. Antônio Ribeiro veio morar no Hotel Rosseti, onde instalou um consultório em Arvorezinha, no início de 1953. Além de consultas, fazia curativos e pequenos procedimentos médicos. A urgência em atender uma menina com apendicite aguda supurada, salvando a paciente, provocou na população a necessidade de construir um hospital em Arvorezinha. Desta forma, foi fundada a Sociedade Beneficente São João, em 6-6-1953, sendo eleito presidente Filipe Pitol. O salão de baile de Aníbal Corbellini foi adaptado e transformado em hospital provisório.


 Transferindo-se o médico para Canoas, foi substituído em 1956 pelo Dr. Darwin Noguez Pinto, formado em 1955 pela UFRGS. Ao retornar a Pelotas, em 1960 foi substituído pelo Dr. Vítor Albino Busato, formado em 18-12-1959 pela UFRGS. Hoje está em Estrela. Durou poucos meses e logo veio Dr. João Habib Mardini, clínico geral e cirurgião, formado em 1957 pela UFRGS.


Dr. Mardini era habilidoso, dinâmico, popular e, sobretudo, de muita confiança. Como ele, a mantenedora do hospital tomou um novo impulso. Completou a construção do prédio, montou o Raio X moderno, bem como vários equipamentos mais atualizados e o próprio necrotério. Assim, a Sociedade Beneficente São João inaugurou o hospital em 1963. Completa, pois, meio século.



Foto do Hospital Beneficente São João, inaugurado em 1963




Faleceu a escritora Ena Lautert Kaplan



Ena Lautert Kaplan foi microempresária industrial na área da produção de alimentos e escritora.

Nascida em Estrela, começou a trabalhar em 1942, com 13 anos de idade, na fábrica de biscoitos Lautert, de propriedade da família. Em 1951, casou-se com Ivo Kaplan, de quem enviuvou, tendo os filhos Anne Lise, Régis e Simone. Em 1970, o casal foi morar em Caxias do Sul e fundou a Doceria Stella, até 1993.

Em 2003, colecionou suas receitas e as publicou no seu livro Ena Kaplan - Receitas, pela Editora Calendário, onde ficaram eternizadas as delícias da Stella – cf Zero Hora, de 22-7-2014.

 Faleceu em 6-7-2013, com 84 anos de idade, sepultada no Cemitério Parque, em Caxias do Sul.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário