Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quarta-feira, 5 de outubro de 2011



Memória em nossos Municípios

Desde 1971 visito arquivos municipais e privados no Vale do Taquari em busca de dados históricos.
Não encontrei nenhum arquivo organizado conforme as normas de arqueologia: Com toda a certeza, as verbas empregadas para esta finalidade não são consideradas como investimentos, apenas como custos. Traz pouca vantagem... Deixa para depois... Não carreia votos nas urnas...
Entretanto, quem não investe em melhoramentos no arquivo prejudica a memória do Município. Sei de milhares de pastas e arquivos de Arroio do Meio, Estrela e outros municípios que foram vendidos como papel velho ou matéria prima para fábricas de papel higiênico!
Felizmente, em alguns municípios, nos últimos anos, está havendo investimento. Lajeado está separando documentos recentes dos mais antigos e já tem o “Arquivo Histórico” bastante organizado, junto à Biblioteca Pública João Frederico Schaan.
É urgente que as fotos tiradas de eventos e inaugurações tenham no seu verso a data e os nomes das pessoas. Isso vale para qualquer foto. É urgente que as Prefeituras editem imagens de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, juízes, promotores de Justiça, delegados de Polícia, enfim de lideranças na área, empresarial, educacional, cultural", religiosa, social, esportiva e da saúde, para álbum geral de audiovisuais do Município. Já soubemos que Lajeado está tomando esta providência.
Gerações futuras vão nos cobrar. E então? Por que ser omisso?

Jazz Gaúcho de Chapadão

          Uma das primeiras orquestras ou bandas originais e típicas alemãs de Chapadão, fundado por Mathias Selvino Diedrich, na década de 1940. Quem resgata esta história é sua filha, hoje Hilária Hauschild, 65 anos, residente em Chapadão - Santa Clara do Sul. Tinha como objetivo alegrar as pessoas, em festas e bailes. Sua música era ao vivo, pois não havia aparelho eletrônico, nem microfone e amplificador de som. O transporte era feito a cavalo, ou pelo Rio Taquari, quando tocavam em Estrela e lugares vizinhos. Cada sábado, a banda tinha encontro marcado, ao vivo, na Rádio Independente. Os integrantes da banda eram: Mathias Selvino Diedrich, o trombonista; o maestro Oriando Diedrich, pistão, e seu irmão gêmeo, Olavo, baterista; Arnildo Zang, saxofonista; Edmundo Stear, gaiteiro, e Armando Zang, baixista. Pai de 12 filhos, Matias sentiu que seus pendores à música podiam cobrir as necessidades financeiras da família, ensinou os gêmeos a tocar bateria e pistão. A banda surgira praticamente em família. Para completá-la, convidou mais três amigos. Assim, durante décadas, Jazz Gaúcho animava festas e bailes da região de sol a sol, na época, já que o baile começava às seis horas da tarde e terminava às seis da manhã seguinte. A banda se desfez devido problemas de saúde de alguns de seus integrantes, na década de 60, mas ainda hoje é lembrada com orgulho e saudade.
Foto: Jazz Gaúcho de Chapadão – Década de 1940.

Pequenas Biografias

• Dr. Tomás Assunção Pereira
O homenageado nasceu em Taquari, em 12-4-1901, filho de Maria Assunção Junqueira Pereira e de João Morais Pereira, Intendente de Taquari (de 20-12-1896 a 15-4-1910). Concluído o curso primário em Taquari, prosseguindo os estudos em Porto Alegre. Depois, foi eleito membro do Poder Legislativo, com mandato de 25-7-1929 a 25-7-1933, e seu presidente. Entretanto, em 1-12-1930 Getúlio Vargas cassou todos os mandatos eletivos. Tomás se transferiu para Porto Alegre, a fim de cursar a Medicina na Ufrgs, diplomando-se em 12-12-1936. Iniciou como médico municipal em Lajeado, por alguns meses; a seguir, como médico-cirurgião e diretor clínico do Hospital São Gabriel Arcanjo, em Cruzeiro do Sul, de 1937 a 1967. Neste período, a partir de 3-10-1946, foi também médico substituto no Posto de Higiene de Lajeado, assumindo, mais tarde, a chefia do Centro de Saúde. Foi sócio fundador da Smat, em 1947, e médico efetivo do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos, depois incorporado pelo INPS. Em Lajeado, foi um dos membros fundadores do
Rotary Clube, em 15-5-1955.
Em 1925, em Santana do Livramento, contraiu núpcias com Donatila Silveira Pereira (* 1904, + 1995), tendo os filhos Flávio Antônio (médico), Carmen Regina (professora, vereadora, ex-secretária municipal de Cultura e Turismo e atual prefeita de Lajeado), Marta (professora), Teresinha (já falecida) e Mauro (dentista). Faleceu em 30-9-1988, em Porto Alegre, sepultado em Lajeado, onde tem nome de rua.

Resgatando primitivos nomes de lugares

Almofadinha - Nome popular do automóvel Ford 1923, nas agências da região Custava $ 6.250.000 rs.
Alta Forquetinha - Linha colonial em Canudos do Vale, banhada pelo Arroio Forquetinha, onde se localiza a Escola Raimundo Mallmann. Foi colonizada em 1895 pela empresa Imobiliária Bento Rosa & Coutinho, em prosseguimento da colonização promovida pela antecessora Carlos Trein & Cia., denominada "Colônia Nova Berlim",
Alto Abelha - Linha colonial nas cabeceiras do Arroio Abelha. A escola municipal foi inaugurada pelo prefeito Bruno Born, em 20-8-1961.
Alto Alegre - Linha colonial em Capitão.
Alto Arroio Alegre - Linha colonial de Santa Clara do Sul, na divisa com Sério. A comunidade luterana de S. Lucas foi instalada em 1956.
Alto Arroio Grande - Linha colonial na divisa com Marinheira, em Arroio do Meio. O prédio escolar foi inaugurado em 28-5-1967.
Alto Constantino - Núcleo colonial de Progresso, onde nasce o Arroio Constantino, a 687m de altitude, no sopé do morro Constantino.
   
José Alfredo Schierholt                                                                                     Orestes Josué Mallmann
schierholt@gmail.com                                                                orestesmallmann_gremio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário