Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

terça-feira, 20 de março de 2012


Madre Bárbara completa 110 anos


 
Mês de janeiro inicia a Escola Madre Bárbara seus 110 anos de educação, ensino e cultura em Lajeado e no Vale do Taquari.
Este jornal vai dar pinceladas histórias em suas edições.
Sob a direção da primeira madre superiora, Irmã Maria Clementina Jaeger, as sete irmãs desembarcaram no Porto de Lajeado, em 30 de janeiro de 1897, quando as religiosas foram recebidas por grande número de colonos de todo sexo e idade, de maneira muito honrosa e, ao som de música, e com manifestações de muita e sincera alegria, foram conduzidas para a sua casa. Os caluniadores, por vários anos, inventaram lendas, entre as quais um túnel subterrâneo entre os dois colégios católicos.
A foto mais antiga é esta que mostra o início das aulas na Escola Sant’Ana em 8 de fevereiro de 1897. São 140 crianças matriculadas, meninas e meninos, incluindo em torno de uma dezena de juvenistas, sete Irmãs da comunidade e mais três religiosas visitantes.
Os nomes das religiosas sempre precediam o primeiro prenome Irmã Maria: Clementina dos Anjos (de Feliz), Luíza do Sagrado Coração de Jesus (de Caxias do Sul), Helena da Santa Cruz (italiana), Rosália de São Luís (italiana), Avelina do Espírito Santo (italiana), Edviges do Coração de Jesus (alemã) e Ana do Coração de Jesus (austríaca).
Com a fundação da Escola Paroquial São José, dos Irmãos Maristas, para os meninos, iniciada em 1-3-1908, a Escola Sant’ Ana só aceitava matrícula
de estudantes do sexo feminino.
A partir de 1941, a padroeira e nome da escola passou a ser Madre Bárbara.

Pequenas biografias

Irmã Clementina Jaeger

 
Primeira madre superiora e diretora da Escola Madre Bárbara de Lajeado, de 30-1-1897 a janeiro de 1901.
 Ana Catarina Jaeger nasceu em 5-7-1863, em Feliz, filha Katharina Elisabeth Schuck e de Franz Adolph Jaeger, imigrantes alemães, ele professor em Feliz. Era uma família de seis professores, que se reuniram em 1924 para uma foto histórica: João Batista (professor em Lomba Grande), Jacó (professor em São Vendelino, Bom Princípio, Morro Reuter e São Leopoldo), Henrique (professor em Ivoti), Jorge (professor, desenhista e músico em Ivoti e São Leopoldo), Maria (professora em Bom Princípio) e Ana.
Na família e na escola da comunidade recebeu uma educação exemplar, sobretudo, bons exemplos dos pais
e mestres. Sua vocação para religiosa encontrou a sementeira preparada. Já professora formada, ingressou na Congregação com o nome de Irmã Maria Clementina dos Anjos, para dedicar sua vida ao serviço de Deus e da Igreja.
Vestiu o hábito religioso no dia de Natal de 1888. Proferiu seus votos perpétuos no Natal de 1896 e, logo depois, com 33 anos de idade, subiu o Rio Taquari, veio para Lajeado assumir a direção da nova Escola Sant’ Ana, auxiliada por seis Irmãs jovens, com a média menor de 22 anos de idade.
A diretora comprou uma área de 5 terrenos, de 55m de frente  e 33m de fundo e foi ampliada a construção
da casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário