Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mapa da Cidade - 1929

Esse mapa do centro urbano foi feito em 2-11-1929, por W. Roland v. Curtius (?), em língua inglesa, publicada na capa da revista especial Supplemento Litterario Ilustrado O IMPARCIAL, de 6-6-1931, jornal semanário, em seu primeiro aniversário, de 28 páginas.
Pelo mapa da cidade, há mais de 75 anos, vê-se que o centro urbano iniciou pela margem direita do Rio Taquari e vai a seu sentido contrário, especialmente pelas duas ruas principais: Bento Gonçalves e Júlio de Castilhos, além de algumas quadras da Benjamin Constant.
O início na Bento Gonçalves era a Linha de Tiro da Escola de Instrução Militar, sediada no Colégio São José, dos Irmãos Maristas e termina na atual Rua Tiradentes. A Júlio de Castilhos iniciava na Praça Marechal Floriano, na esquina da então Rua General Deodoro, que tinha seu início junto à margem esquerda do Arroio Lajeado, depois chamado Arroio do Engenho, hoje canal do Engenho.
A principal rua transversal é a Borges de Medeiros, um elo entre os bairros de Carneiros e Moinhos. As antigas denominações das transversais Saldanha Marinho, Pinheiro Machado e Tiradentes, hoje se chamam, respectivamente, Júlio May, Francisco Oscar Karnal e João Batista de Melo.
Estão bem assinaladas as duas igrejas e os dois cemitérios. Também se vê assinalada a sede do Clube Lageadenser Turnverein Jahn, fundada em 1-6-1896, na Rua João Batista de Mello, hoje Clube Tiro e Caça que vai festejar 111 anos!!!

Resgatando Primitivos Nomes

  Chapadão - Linha colonial dividida entre Lajeado e Santa Clara do Sul, acima de Alto Conventos, entre as cabeceiras do Arroio da Anta e Sampainho. A parte que
 se localiza em Santa Clara, integrava primitivamente o quarteirão eleitoral de Nova Santa Cruz. Talvez seu início possa remontar a 1907. Entre os pioneiros,
 talvez, tenha sido João Weber (v.), com seus dois filhos João, então com 28 anos de idade, e Guilherme, com 22 anos. Também Francisco Klein foi eleitor na sub-região de Nova Santa Cruz, nascido lá por 1852, filho de Nicolau Klein. A parte que permaneceu ligada a Lajeado, pertencia ao quarteirão da Picada São José dos Conventos, acima de Conventos Altos. Entre os mais antigos desta picada dos Conventos, em 1890, encontramos o eleitor Carlos Schönhals, nascido em 1863, filho de Eduardo Schönhals. Frederico Bald, nascido lá por 1869, era filho de Jorge Bald. Valentim Noll, nascido lá por 1864, era filho de Pedro Noll. Outros pioneios vieram fortalecer a comunidade. Uma das primeiras preocupações dos agricultores foi a escolaridade dos filhos. Como o governo desconhecia a existência destes pioneiros, não lhes oferecia escola. Cabia-lhes esta iniciativa, um impulso que os imigrantes trouxeram em seus baús. O incentivo, quem sabe, de padres e pastores acelerava nos pioneiros a idéia de se organizar em grupos para escolher uma pessoa capaz de ensinar a ler, escrever, fazer contas ou mesmo cantar. (Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário