Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 22 de junho de 2012


Pelos 70 anos do Ginásio São José

Estamos em pleno centenário da presença marista em Lajeado. Aqui vieram em 1907.  Uma comissão de lideranças de Lajeado foi a Bom Princípio para convidar os Irmãos Maristas para fundar uma escola paroquial para meninos. Foi aceito o convite.
Em 6-10-1907 vieram os Irmãos Maristas para acompanhar a construção do Colégio São José em Lajeado. As aulas iniciaram em 1-3-1908.
Apesar de ter oferecido proposta, não foi feito resgate histórico dos 100 anos da ação marista no Vale do Taquari.
Dentro desse centenário, também houve os 70 anos do antigo Ginásio São José. O pároco Pe. Leopoldo Loch, o prefeito João Frederico Schaan, o juiz de Comarca Dr. Décio Pelegrini e mais 12 líderes se reuniram para decidir pela criação do Ginásio, em 3-3-1938. Na Ata de 11-1-1939 consta o projeto da compra da antiga primeira Intendência de Lajeado e demais benfeitorias de Cristiano Lampert por 55:000$000 (55 contos de réis). Nestas dependências foram instaladas mais salas de aula, cozinha e demais necessidades do Colégio São José. Duas décadas depois, todas estas antigas construções foram demolidas, para dar lugar ao novo prédio, hoje Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. Depois do Primário (criado em 1908) e do Instituto Comercial São José (criado em 18-9- 1933), foi oficialmente criado Ginásio São José pela Portaria de 9-8-1939. Seus primeiros formandos prosseguiram seus estudos no Curso de Contabilidade, criado em 1946. Depois, seguiu-se a Escola Técnica de Comércio São José. Por que tudo isso não foi resgatado?
Foto tirada lá do Cemitério Católico, em 1912.

Pequenas Biografias

Irmão Domingos Fattler
Ir. Domingos foi o primeiro superior local da comunidade marista e primeiro diretor da Pharrschule ou Escola Paroquial São José em Lajeado.
Quase nada se sabe da biografia dele antes de ser religioso da Congregação dos Irmãos Maristas. Deve ter nascido na década de 1880, recebendo o nome de Johann Fattler, de origem alemã. Ao ingressar na Congregação, tomou o nome de Irmão Jean Dominici ou João Domingos. Com mais dois companheiros, veio da Província de Beaucamps, na França, com a primeira turma para o Brasil, estabelecendo-se em 2-8-1900, em Bom Princípio.
Decidido pela paróquia fundar uma escola e comunidade em Lajeado, aqui veio em 6-10-1907, apresentado ao povo na missa dominical. Acompanhou a construção do prédio da escola, confecção dos móveis, bancos escolares, quadros-negros, biblioteca, cozinha, refeitório e demais dependências para internato de alunos e moradia dos Irmãos. O custo total ultrapassou 30 contos de réis. Graças ao mutirão dos paroquianos e à rapidez dos pedreiros, o prédio foi concluído em quatro meses. As aulas tiveram início com a missa festiva e dominical de 1-3-1908.
  
Fattler se transferiu daqui em 15-1-1913 para trabalhar em diversas escolas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Faleceu em 13-9-1945. Merecia a homenagem e lembrança de nome de rua em Lajeado, como também o padre Érico, Friedhold Altmann e vários outros. Ao que parece, a cultura de nossa Câmara não vai além de uma régua escolar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário