Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 15 de junho de 2012


Escola de Linha Sítio faz 100 Anos

Linha Sítio integra a antiga Boa Esperança, em Cruzeiro do Sul, uma sesmaria concedida no início do Século 19. Como seu proprietário morasse em Porto Alegre, é provável que a primitiva sede da Fazenda Ubatuba tenha sido identificada como sítio. Entre 1880-1885 o latifúndio foi dividido em colônias, vendidas a descendentes de imigrantes alemães, vindos da região de São Leopoldo, especialmente de Baumschneis, hoje Dois Irmãos.
O início das atividades escolares em Linha Sítio deve ter ocorrido em 1906, numa casa de moradia, que pertencia a Torquato Rocha Jacques. Ficava próxima a atual residência de Amélio Henz. No mesmo prédio eram realizadas as celebrações religiosas por padres jesuítas, porém a comunidade católica pertencia a Boa Esperança, conforme dados do arquivo da escola.
João Rambo Filho, com apoio de 16 famílias, liderou a construção da capela própria de Linha Sítio, próxima da atual, inaugurada em 1917. A capela também serviu como escola, até 1948, ou mais, pois a foto aqui anexa é de quando Prof. Rudi Assmann lecionava para 29 guris e 30 meninas.
No decorrer dos anos, para impedir o êxodo rural, a comunidade se reuniu sob a liderança de José Paulo Mallmann, para solicitar a criação também do Ensino Médio, o que foi conquistado até com certa facilidade. Embora o prédio pertença à Sociedade Escolar São Miguel, no decorrer dos anos e de acordo com as necessidades, várias salas de aula e de atividades docentes foram construídas.
A escola está sob a direção da professora Ana Lúcia Reckziegel, auxiliada com uma boa equipe.

Pequenas Biografias

Pe. José Afonso Weiler
Padre Weiler foi o primeiro pároco da Paróquia S. Gabriel de Cruzeiro do Sul.
Nasceu em 26 de outubro de 1897, em Santa Clara do Sul, filho de Maria Ruschel e de Pedro Weiler, agricultor na Picada Santa Clara. Concluído o curso primário em sua terra natal, cedo ainda matriculou-se no seminário para cursar o ginásio, clássico, filosofia e teologia. Ordenou-se sacerdote em 2 de fevereiro de 1926 e no dia 7, domingo, celebrou suas primícias sacerdotais na igreja matriz de Santa Clara.
Uma das primeiras responsabilidades pastorais do neo sacerdote foi ser vigário cooperador na Paróquia Santo Inácio, em Lajeado, quando também visitava a comunidade de Cruzeiro do Sul. Logo foi incumbido de preparar São Gabriel da Estrela para ser uma nova paróquia. O decreto canônico de sua criação foi assinado em 10 de janeiro de 1929, por Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre. Padre Weiler recebeu a nomeação de pároco em 31 de dezembro de 1928, antes da própria criação da paróquia. Sem ter sido empossado, em missa campal o padre Weiler presidiu a solenidade do lançamento da pedra fundamental em 12 de março de 1930. A posse de pároco foi em 21 de abril de 1930, sendo testemunhas do ato Adelino Lopes e Augusto Leindecker.
 Liderou também o movimento para a fundação de um coral paroquial, em 1929 e a fundação do Colégio Paroquial Santa Teresinha. Faleceu em 15 de dezembro de 1950. É homenageado com o nome de escola e rua em Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário