Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Irmão Nilo pinta Igreja Matriz Santo Inácio

Extraímos do semanário A VOZ DO ALTO TAQUARI (1955) as principais notícias que ocorreram na região há mais de meio século:
* Há três anos o Irmão Nilo Rech vem fazendo a pintura artista interna na Igreja Matriz Santo Inácio. Em janeiro de 1957, iniciou-se a construção da torre, num total de 55 metros de altura. Já lembramos: os 50 anos de sua inauguração será em 19-4-2008.
* Em 16-12-1955, houve formatura de professoras no Colégio Madre Bárbara, sendo Prof. Ney Santos Arruda o paraninfo: Ana Dória Schüller, Carla Maria Schwertner, Ceci R. Ohlweiler, Célia Ramos Cardoso, Cirlei de Souza, Elaine R. Zílio (oradora), Elena Liberato, Eva Azevedo, Gislene Moraes Ribeiro, Jayra Christ de Oliveira, Lacy Ribeiro da Rosa, Lélia Suzana Müller Pinto, Líria Maria Zart, Maria Núbia Mallmann, Olimira Teresinha Rotta, Mariza E. Breier, Marlene Chiarelli Mallmann, Nilce Becker Brandão, Otília Lange Auler, Solange T. R. Scherer, Teresa Zanetti Taffarel, Yolanda Schaan e Zilá Maria Alberti. Lamentavelmente, muitas tiveram que massacrar o seu sobrenome de solteira.
* O Cruzeiro Foot-Ball Clube, fundado em 1-11- 1953, publica o Extrato de seus Estatutos, sendo Waldir A. Lopes presidente.
* O semanário Voz do Alto Taquari publicou no Natal de 1955 uma edição de 50 páginas sobre Lajeado, hoje rica fonte primária de informações para pesquisas, sob a direção de Bruno Fischer.










Pequenas Biografias

Irmão Nilo Rech
Irmão marista, professor e artista plástico em Lajeado. Nasceu em 2-11-1911, em Santa Cruz do Sul, com o nome de João Inácio Rech, filho de Maria Ana e Nicolau Rech. Da família, seis filhos se tornaram Irmãos Maristas, dos quais o Irmão Vitrício deixou a Congregação, casou-se, enviuvou e foi ordenado sacerdote.
O já falecido Irmão Nilo entrou no Juvenato Marista com 10 anos, em 21-12-1921, para estudar. Entrou no Noviciado em 11-1-1927, com o nome religioso de Irmão Nilo (Nils). Emitiu os votos perpétuos em 12-1-1934. Atuou nas seguintes cidades: Rio Grande (1929), Livramento (1930), Uruguaiana (1932), Santa Maria (1933), Passo Fundo (1936), Santa Maria (1937), Rio Grande (1939), Rosário (Poa - 1940), Passo Fundo (1943), Novo Hamburgo (1947), Santa Maria (1948).
Veio em Lajeado em 1952, onde foi professor de contabilidade, economia, taquigrafia e língua inglesa no Colégio São José. Pintou toda a parte interna da igreja matriz de Santo Inácio.
Retomou à Escola Técnica de Comércio São Jacó, em Hamburgo Velho. De seus 60 anos de vida religiosa, dedicou 41 anos à educação da juventude.
Seu tempo livre destinou a artes plásticas, aos pobres e doentes. Pintou mais de 20 igrejas no RS, SC, PR e MT, entre as quais a Igreja Matriz de Paverama.
 Autodidata e daltônico na escolha de cores, servia-se de gurizada para alcançar pincéis e tintas, o que sabia usar com rapidez e maestria. Tendo o dom de sentir forças e radiações em pessoas que dele se aproximavam, atendia filas de pessoas necessitadas em sua sala de visitas para aplicar a radioestesia. Receitava chás e ervas medicinais.
Vítima de edemas pulmonares, faleceu em 30-1-1988.

 
Ismael Caneppele
É ator e escritor. Nasceu em  27-2-1979, em Cruzeiro do Sul, filho de Anor Antônio Caneppele e Marlene Wommer. Fez o 1º Grau na Escola Madre Bárbara e o 2º Grau no Colégio de Aplicação da Fates.
Já cedo é uma das mais importantes revelações da literatura brasileira contemporânea. Além de escrever romances, divide seu tempo desenvolvendo argumentos e roteiros para cinema e viajando para pequenas cidades, preferencialmente cortadas por trilhos de trem.
Foi adotado pelo diretor de teatro Gerald Thomas e morou na Alemanha e na Croácia, onde foi assistente de direção em ópera e ator de teatro.
Em 4-9-2007, na FNAC da Avenida Paulista, SP, lançou Música para quando as luzes se apagam, seu primeiro título publicado. Além de outras cidades, teve uma sessão de autógrafos em 9-11-2007 no Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre e, em 10-11-2007, na Livraria Sommer, UnicShopping, em Lajeado. É um livro honesto, sem firulas, que não se preocupa com didatismos ou hipocrisia. Fala de amizade entre meninos, de masturbação e de desejo sim, mas com uma quase inocência, em seu estado mais puro, livre de qualquer julgamento, de uma maneira poética e comovente. Muito mais do que sexo, drogas & rock n’roll, é uma história de para adolescentes, escrita com uma visão profunda e madura de todas as besteiras e encrencas que todos nós cometemos ao percorrer o caminho inevitável que separa a infância da vida adulta. Desde 2002, reside em São Paulo.
Seu segundo livro Os Famosos e os Duendes da Morte foi filmado pelo diretor Esmir Filho (jovem cineasta premiado em Cannes e criador do Tapa na Pantera). A produção do longa está sendo feita pela Dezenove Som e Imagens, de Sara Silveira, importante nome do cinema brasileiro. O roteiro é assinado por ele e Esmir Filho. As filmagens chegaram ao fim em Lajeado em meados de julho de 2008. Foram três semanas de grande intensidade para as mais de cinqüenta pessoas, vindas dos mais distantes pontos da América Latina, para dar vida a uma história que escrevi contando um pouco do que foi a minha adolescência aqui nessa região. Agora Lajeado será eterna nas telas de cinema do mundo inteiro. Dentro de pouco tempo milhares de dvd's chegarão às locadoras de todo o país, difundindo nossas belezas e o nosso povo – conta o escritor para este documentário. O filme foi selecionado para a competição oficial do Festival de Lucarno, na Suíça, considerado o quarto no ranking  mundial dos festivais, de  5 a 15-8-2009. Orçado em R$ 3,5 milhões, foi contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural 2007. A produção foi feita pela Dezenove Som e Imagens de São Paulo, com apoio da Casa de Cinema de Porto Alegre. O projeto também foi selecionado entre 25 roteiros do mundo todo no Festival de Cannes. Em 2010, recebeu o Prêmio FIESP/SESI de melhor roteiro. O livro Os Famosos e os Duendes da Morte só foi publicado depois, em 2010, pela Editora Iluminuras Ltda., com 94 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário