Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 12 de outubro de 2012



50 anos da Associação Esportiva São Bento

Em 17 de abril de 1959 foi fundada a Sociedade Esportiva São Bento. Para isso, numa das salas da então Escola Particular São Bento, hoje Centro de Pastoral da Comunidade Católica, sob a liderança do professor João Leonel Finckler, reuniram-se 30 companheiros para decidir pela sua fundação. No dia seguinte, sábado, no potreiro de Osmar Rambo, foram escolhidos os 11 melhores para enfrentar um time de Conservas, cujo resultado foi o empate de 1 x 1. O primeiro quadro estava assim formado: Guido Purper, Albano Johann, Arnaldo Lenz, Mário Mallmann, Ernesto Purper, Bruno Krabbe, Nelson Marder, Paulo Ulsenheimer, Adão Stein, Nelson Johann e Oscar Müller. Esta primeira partida comemora hoje meio século!!!
O segundo campo de esporte, em 1971, foi no potreiro de Severo Fleck, hoje de Beno Franz. O terceiro campo, em 1984 passou a ser a sede atual.
Os presidentes foram: Otto Carlos Marder, Olindo Wolschick, Leopoldo Mallmann, Benno Franz, Hugo Miguel Schorr, Telmo Spohr, Herberto Haas, Nelson Johann, Ari Miguel Kerber, Círio Arnaldo Schneider, Ademar Spohr, Arlito Henz, Eloy Klein, Délcio Gall, Paulo Busch, Jair Spohr, Walmir Ruwer e Valdir Blau, atual. Foi duas vezes campeão municipal de futebol, em 1985 e 1986.
Para evitar despesas desnecessárias de ordem legal, a denominação da entidade foi alterada para Associação Esportiva São Bento, em 2005.
Além do futebol, também incentiva outras alegrias à comunidade. Em 2009, participou das festas de Carnaval, onde desfilou Laércia Schönhals representando o Bloco Ali Bebeu e 40 Bebuns da Associação.
Foto Bohn registra o time em 1960, com Oto Carlos Marder e João Leonel Finckler.

Guenter Hahn

 
Nasceu em 11-2-1943, em Santa Teresa, no Espírito Santo, filho de Arthur Hahn e de Margarete Rettig Hahn.
Estava casado com Wally Closs Hahn, da qual teve os filhos Martim e Cristina Margarete.
Segundo o Curriculum Vitae, anexo ao Projeto de Lei CM nº 42-03/95, de autoria da vereadora Carmen Regina Pereira Cardoso, aprovado pela Câmara em 8-8-1995, foi técnico em Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis, formado pela Unisinos e Fates.
Foi sócio da Gráfica Cometa Ltda., desde 1960, seu diretor e contador; diretor do Clube dos Diretores Lojistas de Lajeado, sendo presidente em 1984-1985; diretor distrital da Federação dos Clubes de Diretores Lojistas do RS; secretário e delegado do Sindicato do Comércio Varejista de Lajeado. Foi eleito membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, em 29-10-1984, 1º tesoureiro da Acil, eleito em 30-10-1985, reeleito em 20-10-1986 e em 27-10-1987, período no qual veio a falecer. Foi membro do Conselho Diretor do Rotary Clube de Lajeado; sócio do Sindicato dos Contabilistas de Lajeado, da Sociedade de Economia do RS, do Grupo de Estudos Profissionais de Organização e Métodos do RS; Jurado e Procurador do Centro de Integração Empresa-Escola. Participou em diretorias da Juventude, Comunidade e Paróquia Evangélica e do Colégio Evangélico Alberto Torres; do Clube Tiro e Caça e do Serviço de Proteção ao Crédito.
Guenter Hahn faleceu em 14-8-1988, vítima de acidente de trânsito.
É homenageado com nome de rua no Bairro Alto do Parque, em Lajeado, conforme a Lei nº 5.583, de 18-9-1995. Trata-se de uma travessa ou da antiga Rua “24”, que liga as Ruas Otelo Rosa e Comandante Wagner, com projeção a mais.


Onde está você hoje?
Republicar capas de revistas da região está recebendo apoio de muitos leitores.
Recebemos boa parte da coleção da Revista Stalo da professora Lélia Müller Pinto. Muito agradecido! Se o leitor tiver alguma revista antiga ou fotografia e quiser contribuir no resgate da memória do Vale do Taquari, desde já agradecemos.
A Stalo de nº 23, de junho de 1985, traz na capa Juliana Schwingel, então com 16 anos, numa festa junina no 3º ano do curso de Magistério do Madre Bárbara.
A mesma revista Stalo, nº 27, de outubro de 1985, publicou na capa a foto de Tatiana Bach Jung, então Prenda Mirim.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário