Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

domingo, 18 de novembro de 2012


 
 
Como nasceu o basquete em Lajeado

O basquetebol (em Portugal) ou basquete (no Brasil) é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith. Em Porto Alegre entrou pelo IPA.
Seu surgimento em Lajeado e na região completa 77 anos, como foi contado por Erny Stahlschmidt em seu Vagando pelo Século – Crônicas, p. 63. Ele comprou um livro sobre Basquete e, em 1932, organizou um grupo para praticar o esporte em uma cancha instalada nos fundos da atual sede (demolida em 2002) do Clube Tiro e Caça, onde estava o Lageadenser  Turverein Jahn. Era seu presidente na época o saudoso Júlio Born que prontamente aceitou o pedido e concedeu licença para ocupar a área abandonada de uma cancha de tênis, instalada por Bruno Born e outros e que não possuia medidas ideais para este esporte.
 Do primeiro grupo de basquete lembrou Eugênio Almiro Schmidt, Harry Sudbrack, Arno Klein, Ubaldo Plein, Rudolfo Ewald, Gastão Schwarz, Walter Grewen, Bruno Hexsel, Reinoldo Hexsel, Norberto Hebertle e ele mesmo, Erny,  o cronista, que tinha o apelido de Borges, o mandão do time. Para jogar em outras cidades, os atletas iam no caminhão de suínos de Pedro Roos, como lembra em O Informativo, de 2-5-1981.
Outra quadra de basquete foi usada pelo Clube Esportivo Lajeadense, defronte à sua sede. A área foi transformada em Praça Gaspar Martins, em 1935.



Concurso Literário Novos Talentos: ESCRITOS/ESCRITORES II
 
O Concurso Literário é dirigido a candidatos de Lajeado e Vale do Taquari. Podendo participar quaisquer pessoas adultas com idade acima de 18 anos, os textos devem ser escritos em língua portuguesa e inéditos. A temática é livre.
Objetivando dar oportunidade a novos talentos, os candidatos classificados em primeiro e segundo lugar em cada modalidade do concurso terão seus textos publicados em livro, juntamente com trabalhos inéditos de escritores sócios da Alivat, quites com a tesouraria. A critério da comissão julgadora poderão ser publicados trabalhos não classificados em primeiro e segundo lugar, como menção honrosa.
O primeiro e o segundo colocado, bem como as menções honrosas, em cada modalidade terão seus trabalhos publicados em livro a ser lançado em novembro de 2008.






Onde você está hoje?


Republicar capas de revistas da região está repercutindo com agrado de muitos leitores.
Da coleção que temos no arquivo, a Revista Stalo nº 40, de dezembro de 1986, traz na capa Ana Paula Weiler(foto da esquerda), nascida em 21-10-1971, filha de Arlindo e Eliana Maia Weiler. Hoje é a ginecologista Ana Paula Weiler da Motta, em Lajeado, na Rua Germano Berner, nº 353.

A mesma revista Stalo, nº 41, de janeiro de 1987, publicou na capa a foto de Elton Zagonel(foto da direita), mais conhecido por Pimenta. Já foi campeão de Motocross em Taquari, em 1980. Nasceu em 19-1-1961. Todas as suas participações e conquistas não cabem numa página de jornal.
 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário