Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Lagoa da Harmonia 

É um ponto turístico em Teutônia, um dos mais belos na região. Dista só 9 km da Rota do Sol por asfalto e pavimentado com paralelepípedos  até o topo, com 593m de altitude, inaugurado em agosto de 1995. 
No início da década de 1950, a represa da lagoa deu origem à primeira hidrelétrica do município de Teutônia e a primeira cooperativa de eletrificação. Proprietário da área de 120 hectares, Rubem Wolf construiu um hotel-fazenda, restaurante panorâmico, sete cabanas, com mais de uma dezena de apartamentos. A lagoa está assentada sobre a boca de um vulcão extinto. Está coberta com 8 hectares de água, alimentada de vertentes e fontes naturais, toda cercada de caminho cimentado para passeios e servida de pedalinhos. Além de trilhas ecológicas, piques para moto e jipe, cachoeira de água limpa, faz parte do complexo turístico uma rampa para decolagem de asa delta e paraglider, uma das preferidas no Estado. O local possui um mirante que possibilita avistar grande parte do Vale do Taquari.


Vanderlei Gerlach

Vanderlei Gerlach é inspetor de Polícia Civil em Teutônia.
Nasceu em Ajuricaba, mas cresceu em Santo Augusto, onde seus pais Carlos e Itair Carmelita Gerlach eram empresários comerciais.
Cursou Administração de Empresas na Universidade de Ijuí. Prestou concurso para Secretaria de Justiça e Segurança, sendo nomeado inspetor de Polícia, lotado em Teutônia.
Em 6-4-2006, na Pizzaria Di Napoli, Bairro Centro Administrativo, em Teutônia, como autor e editor independente, lançou o livro Santos – um caso de Amor a Deus, com 336 páginas ilustradas.
Este livro é uma hagiografia, com mais de uma centena de modelos de vida e fé, a vida mística de anjos, apóstolos e santos. Usa a linguagem popular, leitura amena e de incentivo a seguir bons exemplos. Seleciona curiosidades, lendas, orações poderosas endereçadas a anjos, apóstolos, mártires, doutores, santos guerreiros, das causas impossíveis, dos enamorados, patronos e outros.
A obra pode ser obtida por R$ 29,90 nas Livrarias de Lajeado: Sommer, Armazém da Magia, Luzes e Wessel; de Estrela: Armazém e Revistaria do Estudante, de Teutônia: Alphabeta e Wessel, bem como pelo endereço eletrônico vanderlei_g@ibest.com.br






EMPRESAS NO VALE DO TAQUARI EM 1936



Curtume Eggers


Empresa industrial em Conventos, fundado por Adolfo Leopoldo Eggers, em 1931, através da alienação do seu curtume em Canabarro, Teutônia, e a aquisição da massa falida do curtume de Carlos Heemann. Uns 15 anos depois, com mais 28 sócios fundou o Curtume Aimoré em Arroio do Meio, permanecendo como sócio majoritário, com 20,96% do capital. Ficou acordado que a nova empresa teria sua sede em Arroio do Meio e o parque industrial em Conventos – cf Olavo Black em sua obra Colinas da Esperança, p. 137. Inesperadamente, um incêndio destruiu o Curtume Eggers em 31-3-1948.


João Teobaldo Kich


Empresário comercial em Marques de Souza, onde no centro tinha uma Casa Comercial, com Agência de Gasolina, Kerosene e Òleo Standard – Representação do Banco do Rio Grande do Sul – cf Mapa de Lajeado, de Carlos Kurt Flatau, em 1936. Foi presidente da Comunidade Evangélica. Assumiu a campanha de angariar fundos para a compra de três sinos. Sem o apoio do pastor, só foi possível comprar o sino maior, inaugurado em 6-11-1926. Na assembléia de 10-1-1931, entregou a direção para Alfredo Closs. Membro associado da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, faleceu em 31-12-1942.







Onde você está hoje?
Recordar capas de revistas da região está despertando invulgar curiosidade de muitos leitores.


Da coleção que temos no arquivo, a Revista Stalo nº 51, de outubro de 1987, traz na capa Ana Rita Weiand(foto da esquerda). Fez sua estreia na Sociedade de Santa Clara do Sul, pelos seus 14 anos. Nasceu em 1973, em Cruzeiro do Sul, filha de Paulo Ornelio Weiand e Serley Rörig. Formada em Pedagogia pela Ulbra, hoje, é professora municipal na Escola do Bairro Santo André, em Lajeado. 

A mesma revista Stalo, nº 52, de novembro de 1987, publicou na capa a foto de Suzana Ferrari(foto da direita). Então caixa da IMEC, foi eleita a mais Bela Comerciaria de Lajeado e Simpatia. Com 15 anos de idade, é filha de Irene e Alberto Ferrari. Tentamos localizá-la, mas os assinantes com este sobrenome no Guia Telefônico não souberam dar pistas para informar onde está hoje ou indicar seu endereço.

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário