Lagoa da Harmonia
No início da década de 1950, a represa da lagoa deu origem à primeira hidrelétrica do município de Teutônia e a primeira cooperativa de eletrificação. Proprietário da área de 120 hectares, Rubem Wolf construiu um hotel-fazenda, restaurante panorâmico, sete cabanas, com mais de uma dezena de apartamentos. A lagoa está assentada sobre a boca de um vulcão extinto. Está coberta com 8 hectares de água, alimentada de vertentes e fontes naturais, toda cercada de caminho cimentado para passeios e servida de pedalinhos. Além de trilhas ecológicas, piques para moto e jipe, cachoeira de água limpa, faz parte do complexo turístico uma rampa para decolagem de asa delta e paraglider, uma das preferidas no Estado. O local possui um mirante que possibilita avistar grande parte do Vale do Taquari.
Vanderlei Gerlach
Nasceu em Ajuricaba, mas cresceu em Santo Augusto, onde seus pais Carlos e Itair Carmelita Gerlach eram empresários comerciais.
Cursou Administração de Empresas na Universidade de Ijuí. Prestou concurso para Secretaria de Justiça e Segurança, sendo nomeado inspetor de Polícia, lotado em Teutônia.
Em 6-4-2006, na Pizzaria Di Napoli, Bairro Centro Administrativo, em Teutônia, como autor e editor independente, lançou o livro Santos – um caso de Amor a Deus, com 336 páginas ilustradas.
Este livro é uma hagiografia, com mais de uma centena de modelos de vida e fé, a vida mística de anjos, apóstolos e santos. Usa a linguagem popular, leitura amena e de incentivo a seguir bons exemplos. Seleciona curiosidades, lendas, orações poderosas endereçadas a anjos, apóstolos, mártires, doutores, santos guerreiros, das causas impossíveis, dos enamorados, patronos e outros.
A obra pode ser obtida por R$ 29,90 nas Livrarias de Lajeado: Sommer, Armazém da Magia, Luzes e Wessel; de Estrela: Armazém e Revistaria do Estudante, de Teutônia: Alphabeta e Wessel, bem como pelo endereço eletrônico vanderlei_g@ibest.com.br
Curtume Eggers
Empresa industrial em Conventos, fundado por Adolfo Leopoldo Eggers, em 1931, através da alienação do seu curtume em Canabarro, Teutônia, e a aquisição da massa falida do curtume de Carlos Heemann. Uns 15 anos depois, com mais 28 sócios fundou o Curtume Aimoré em Arroio do Meio, permanecendo como sócio majoritário, com 20,96% do capital. Ficou acordado que a nova empresa teria sua sede em Arroio do Meio e o parque industrial em Conventos – cf Olavo Black em sua obra Colinas da Esperança, p. 137. Inesperadamente, um incêndio destruiu o Curtume Eggers em 31-3-1948.
Empresário comercial em Marques de Souza, onde no centro tinha uma Casa Comercial, com Agência de Gasolina, Kerosene e Òleo Standard – Representação do Banco do Rio Grande do Sul – cf Mapa de Lajeado, de Carlos Kurt Flatau, em 1936. Foi presidente da Comunidade Evangélica. Assumiu a campanha de angariar fundos para a compra de três sinos. Sem o apoio do pastor, só foi possível comprar o sino maior, inaugurado em 6-11-1926. Na assembléia de 10-1-1931, entregou a direção para Alfredo Closs. Membro associado da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, faleceu em 31-12-1942.
Onde você está hoje?
Recordar capas de revistas da região está despertando invulgar curiosidade de muitos leitores.

A mesma revista Stalo, nº 52, de novembro de 1987, publicou na capa a foto de Suzana Ferrari(foto da direita). Então caixa da IMEC, foi eleita a mais Bela Comerciaria de Lajeado e Simpatia. Com 15 anos de idade, é filha de Irene e Alberto Ferrari. Tentamos localizá-la, mas os assinantes com este sobrenome no Guia Telefônico não souberam dar pistas para informar onde está hoje ou indicar seu endereço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário