Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Campo de Esportes no Centro de Lajeado


O vôlei foi criado em 9-2-1895 por William George Morgan nos EUA. O objetivo era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.

Vimos nas últimas edições o resgate dos primeiros anos do basquete, feito por Erni Stahlschmidt, a partir de 1932. Em O Informativo, de 2-5-1981, o mesmo cronista nos informa: O voley-ball também surgiu na época, mas poucos adeptos conseguiu aqui. Entretanto, em Vagando Pelo Século – Crônicas  Stahlschmidt atesta que Também aumentou o voleibol com grande e boa presença em inúmeras cidades.
O vôlei foi praticado na primitiva cancha do Clube Esportivo Lajeadense. O que bem poucos leitores sabem é que este Clube não só praticava futebol de campo, lá no potreiro de Cristiano Schmidt, homenageado com nome de travessa. Defronte à sede administrativa do Lajeadense também era promovido outros esportes, como basquete e voleibol. Isso durou até 1935, quando o prefeito Ramiro Barcelos Feio transformou a cancha numa bela praça, em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, como mostra a foto. Hoje, é a Praça Gaspar Silveira Martins.

Pastor José Augusto Adolfo Becker

Foi um dos primeiros pastores itinerantes da comunidade evangélica de Conventos, atendendo também Cruzeiro do Sul, de 1882 a 1887, menos durante o ano de 1884, quando foi pastor em Agudo.
Para que sua nomeação fosse oficializada e reconhecida pelo Brasil Império, pagou 1$860 em selo, na Alfândega em Porto Alegre, em 18-11-1882.
Nasceu em 6-5-1848, em Hildesheim, Alemanha, filho de Friedrich Wilhelm Becker e Amália Rützenhagen.
Não se sabe a data de sua vinda ao Brasil. Possivelmente, tenha sido encaminhado pela Igreja Central Evangélica de Barmen às missões no sul do Brasil, para servir como professor. Solteiro, foi aceito para servir de professor e pastor em Conventos, onde conheceu Carolina Niendorf, 15 anos mais jovem que ele, talvez sua aluna e ou auxiliar no coral.
Após um curto namoro, Augusto e Carolina se casaram na quarta-feira de 4-4-1883, em Santa Cruz do Sul.
Nascida em 19-12-1863, em Conventos, Carolina Elisabeth era filha de Friedrich Gottlieb Niendorf e Emília Rosalina Henriette Nemeta. Fruto desta união, em 28-2-1884 nasceu o filho Teodoro Carlos Eduardo Guilherme.
Com o tempo, a metomania do pastor escandalizava seus paroquianos e provocou a separação da mulher e do filho único.
Em Conventos foi substituído pelo pastor Friedrich Christian Kleikamp. Becker deixou Conventos e faleceu cinco anos depois, em 1892. Seu óbito não foi registrado em livro eclesiástico de Conventos, nem no Cartório de Lajeado. Onde está sepultado? Teodoro e Carolina mudaram-se para a Linha Cecília, onde ela se casou de novo, em agosto de 1890, com Josef Umann, vindo a falecer em 18-2-1957.

 
Neimar José Fachinetto


Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul desde 1993, atuando na Promotoria de Justiça Especializada de Lajeado. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ijuí-RS – Unijuí. É especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (2004). É Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, em 2008. Professor do Curso de Direito, ministrou as disciplinas de Processo Penal na Unijuí e Direito da Criança e do Adolescente no Centro Universitário - Univates, em Lajeado-RS, onde organizou cursos técnicos para Conselheiros Tutelares e Seminários sobre Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

É palestrante e conferencista em seminários, cursos de aperfeiçoamento e capacitação para conselheiros tutelares, educadores e agentes sociais. Publicou os seguintes artigos Convivência Familiar e Cidadania. Além de artigos de fundo em Revista do Ministério Público, em 5-6-2009, no Shopping Praia de Belas, Porto Alegre, lançou o livro O Direito à Convivência Familiar e Comunitária. São experiências e pesquisas acadêmicas desde 2002. Analisa o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, e aponta ações que possibilitam melhorar as condições de abrigo, além de resgatar esse direito àqueles menores que ainda se encontram nessas instituições.




Onde você está hoje?


Recordar capas de revistas da região está recebendo apoio de muitos leitores.

Da coleção que temos no arquivo, a Revista Stalo nº 42, de fevereiro de 1987, traz na capa Daniela Lompa Nunes(foto da esquerda) – então Rainha das Piscinas do Vale em 1987, filha de Verônica e Protógenes da Cunha Nunes. Pelo Google dá para ver seu destaque em exposições de pinturas em Porto Alegre.

A mesma revista Stalo, nº 43, de março de 1987, publicou na capa a foto de Maira Azevedo(foto da direita). Com 19 anos já era alfabetizadora no CEAT, cursando Pedagogia na Unisinos. Hoje, ela é pedagoga e psicóloga, com consultório na Av. Benjamin Constant nº 500, Sala 402.






Nenhum comentário:

Postar um comentário