Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

terça-feira, 18 de outubro de 2011


Quando a oposição cala a voz na prisão

Durante décadas a vida democrática no Brasil foi praticamente impossível. Não somente nos dois períodos da ditadura getulista (1930-1934 e 1939-1945) e na Revolução de 64, mas também no período da Velha República.
 No Rio Grande do Sul, o período mais cruel e nefasto foi durante os governos de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, de 1891 a 1928. Sob a inspiração da doutrina positivista, este período pode ser caracterizado por Ditadura Científica.
Os historiadores que preferem endeusar seus heróis, não gostam ou mesmo desconhecem o seu outro lado. Para eles, a moeda tem só um lado... Restringindo-nos a Lajeado, quando se tratou da sucessão municipal de Francisco Oscar Karnal, o Partido Republicano, apoiado pela Loja Maçônica local, lançou a candidatura de João Batista de Melo. A oposição foi perseguida. Certa noite, um tiro ecoou pela Vila de Lajeado. João Wagner registrou a queixa. Uma bala tinha atingido a sua casa. O delegado Leopoldo Petry mandou prender os empresários Fernando Günther, Alfredo Closs, Luís Bennemann, João Augusto Hexsel e Félix Kuhl, constantes aí na foto, na mesma ordem, da esquerda para direita.
O objetivo da prisão era político: intimidar eleitores. De Porto Alegre veio o Alvará de Soltura. Com champanha festejaram a liberdade, como a foto registra. Mais uma vez, a oposição não tinha voz, nem vez. Como o voto era a descoberto e declarado pelo eleitor, com medo de represálias, a oposição só fez 624 votos (16,6%) e l.386 se abstiveram de votar (37%). Melo se elegeu com l.742 sufrágios (46%). Sempre reeleito, Melo governou de 20-8-1908 a 20-8-1924.


Pequenas Biografias

Oscar Leopoldo Kasper
Muitas vezes, pelas mais variadas razões,  pessoas migram para outros lugares e lá se destacam, assumem liderança e cumprem uma missão marcante. Foi o que aconteceu com Oscar Leopoldo Kasper. Ele nasceu em Santa Clara do Sul, em 10-10-1900, filho de Francisco Kasper e Juliana Arenhart.
Transferiu-se para Estrela, onde se tornou empresário comercial, vereador e prefeito. Foi diretor do Trapiche Oriental e o segundo presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela - ACIE, de 21-5-1942 a 5-4-1943. Seu sucesso como empresário fez com que fosse eleito como primeiro prefeito de Estrela, pois os anteriores eram prefeitos nomeados ou interventores. Eleito pelo Partido Social Democrático - PSD, governou o município de 9-12-1947 a 31-12-195l. Coube-lhe comemorar  o 75° aniversário de Estrela, o que fez da melhor forma possível, publicando um documentário.
Em 3-10-1955, foi eleito vereador, pelo PSD, com mandato de 31-12-1955 a 31-12-1959. Sua passagem pela Administração Municipal está resgatada em meu livro Estrela Ontem e Hoje, pg. 95-98.
Oscar Leopoldo Kasper faleceu em 8-6-1973. Estrela presta-lhe a homenagem com nome de rua, com seis quadras de extensão, no Bairro Pinheiros.

José Alfredo Schierholt                                                                                     Orestes Josué Mallmann
schierholt@gmail.com                                                                orestesmallmann_gremio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário