Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sábado, 15 de outubro de 2011



Médico de Lajeado em viagem a Berlim

Filho de Cristóbal Angúlo e Lázara Diáz, imigrantes espanhóis, nasceu Antônio Angúlo Diáz em Málaga. Veio ainda criança com sua família para Porto Alegre, onde tiveram um início de muito trabalho. Seu pai queria que ele se dedicasse ao comércio, pois era muito inteligente. Unia o trabalho ao estudo.
Com apoio secreto de um tio, Dr. Diáz iniciou a Medicina sem que o pai soubesse. Não completara 25 anos de idade, formou-se no final de 1914 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, foi adjunto de História Natural Médica.
Em 1916, Dr. Diáz veio para Lajeado, onde foi médico cirurgião, pediatra, ginecologista, obstetra e clínico-sifiligráfico. Seu consultório médico, sala de cirurgia e UTI ficavam ao lado da  Farmácia Esperança. Casou-se com Elvira Dirce Vendrarnini, imigrante italiana, talvez residente em Muçum. Teve os filhos Ibéria, Dr. Cervantes, Dr. Galdoz, Hispéria e Cármen.
Um dos primeiros a adquirir um automóvel em Lajeado, Dr. Angúlo promoveu o primeiro desfile de carnaval de rua nesta vila, lá por 1918. Quem me contou isso foi seu conterrâneo e amigo Paquito, Francisco Merino Filho, antes de seu falecimento.
Dr. Diáz Fez uma viagem de estudos pela Alemanha, em 1921 e 1922, quando foi substituído pelo Dr. Henrique Gomes Ferreira. Em 16-4-1922,  ele mandou um cartão postal para os irmãos Alberto e Pedro Albino Müller, foto aqui anexo, onde o médico está diante do prédio Dem Deutschen Volke, parlamento alemão, em Berlim. O prédio foi construído em 1894, onde foi proclamada a República do Weimar, sernidestruído na II Guerra Mundial e reconstruído em 1950.
Em 1924, transferiu-se para São Paulo. Vítima de acidente numa piscina, faleceu em 4-2-1941, em Catanduvas, SP.

Pequenas biografias

Félix Kuhl
Félix Kuhl foi empresário comercial em Estrela, Cruzeiro do Sul e Lajeado.
Nasceu em 1852, filho de Tomás Kuhl. Estava casado com Filipina Gundlach. Iniciou com a primeira "venda" no povoado de Estrela. Foi suplente na 3ª Legislatura da Câmara de Vereadores, em Estrela. Entrou em exercício em 6-3-1888.
 Atravessou o Taquari, para se estabelecer na Picada São Gabriel, com moinho, serraria e casa de negócios. Lá foi eleitor nº 1.581, conforme Livro de Eleitores de Estrela, de 1890. Em 1897, registrou a escritura de uma propriedade comprada de Conrado Frederico Sudbrack, em Lajeado, na Rua Osvaldo Aranha Nª 919. Anexo havia um armazém, trapiche e maxambomba, ligado ao transporte fluvial. O complexo foi vendido à Navegação Arnt. Construído em 1873, a construção mais antiga foi demolida por um incêndio misterioso, quando Ivo Scherer foi seu proprietário.
Félix Kuhl mudou-se para o centro da Vila de Lajeado, com casa comercial. Depois teve também comércio em Santa Clara do Sul, onde Odilo Klein lembra o velho prédio ainda existente. Isso ainda deve ser confirmado.
 Lajeado homenageia o empresário com nome da Rua Félix Kuhl, no Bairro Americano, conforme o Dec. Nº 735, de 25-1-1961. Com duas quadras, liga a Rua Expedicionários do Brasil, na confluência das Ruas Paulo Born e General Mallet, ligando-as à Rua Valter Born e terminando na BR-386.

José Alfredo Schierholt                                                                                     Orestes Josué Mallmann
schierholt@gmail.com                                                                orestesmallmann_gremio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário