Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 20 de abril de 2012

As Grandes Invenções e Descobertas

           674 – Nos meados deste ano o artesanato do vidro começa a ter proporções de manufatura de âmbito nacional, com centro em Veneza. A matéria prima é importada de Alexandria. Veneza exporta taças, vasos, copos delicados e belos, tendo como temas ornamentais figuras e símbolos da liturgia.
700 – Os algarismos arábicos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0 são também introduzidos em Portugal e Espanha, adotados pela Europa.
700 – Adão Lonícerus publica o Livro de Ervas, tornando conhecido e procurado o sabonete. Garzoni diz que seis coisas são indispensáveis neste mundo: o pão, o vinho, o óleo, o sal, as especiarias e o sabonete.
856 – Consolida-se a Rússia como Estado homogêneo. Antigos normandos, os varegues vivem aterrorizando os povos do Império Carolíngio, mas são expulsos pelos eslovenos de Novogorod, krivitches de Smolenski e fineses do Alto Volga. Negam-lhes tributos, mas não conseguem governar-se. Por isso, são convidados para unificar os povos.
896 – É fundada a Hungria. Os húngaros ou magiares ocupam vasta planície a Leste dos Cárpatos, comandados por Arpud.
967 – Inventa-se o papel-moeda propriamente dito. Os primeiros vestígios já existiram em 47 antes de Cristo, em pedaços de couro ornadas em pintura. Lá por 605 também se encontraram notas feitas de papelão. Dois séculos depois, na China, contra-recibos já eram negociados. Em 967, o imperador Thai-Tsen introduziu o sistema do papel-moeda.
1028 – Guido d’ Arezzo estabelece os nomes das atuais notas musicais. Ele foi um monge beneditino em Pomposa, na Itália. Transferido para Arezzo, Guido desenvolveu a escrita musical, o solfejo.

Pequenas Biografias

João Guilherme Einloft - 1930
Por algumas décadas, a família Einloft exerceu forte liderança em Lajeado. Originária de Montenegro, o mais antigo registro é de Pedro Einloft, empresário comercial e imobiliário em Lajeado, casado com Bárbara Weimer, em 1-12-1894. Tiveram os filhos Frederico, Maria, Carlos, Fernando, Luís, Guilherme, Artur e Elisabeta. Carlos teve uma casa comercial, na Rua Silva Jardim. Guilherme comprou 200 colônias na região alta do então município de Lajeado, depois gerente da Navegação Beleza, em 1928. Fernando foi Ajudante de Oficial do Registro Civil de Lajeado, conforme jornais de 1901.
Leopoldo Einloft foi Oficial de Justiça em Lajeado, exonerando-se em 1905. Depois, foi primeiro escrivão distrital em Vila Fão, em 1907. Alfredo Einloft estabeleceu a Gráfica Alfredo Einloft, na Rua Júlio de Castilhos, em Lajeado. Transferiu-se para Estrela, onde faleceu, em 16-9-1972. J. Arno Einloft tinha um armazém de secos e molhados, na Júlio de Castilhos, na década de 30.
Um dos Einloft mais importante foi João Guilherme Einloft, com foto aqui em anexo. Era filho do empresário Guilherme Einloft.
João Guilherme Einloft foi o diretor-redator do jornal semanário O Imparcial, em Lajeado. Seu jornal surgiu em 24-5-1930, como “Órgão semanal dos interesses do povo”. Foram seus principais colaboradores Mário Lampert, Astrogildo Cunha, Dr. Valmor Franke e Dr. Adalberto Breier.
Poliglota, João Guilherme dominava seis línguas. Foi professor de Francês, inglês e alemão, em Lajeado. Muito viajado na Europa, onde fazia compras de artigos importados, em Hamburgo, na Alemanha, fundou a Sociedade União Brasileira.

Um comentário:

  1. Prezados José Alfredo Schierholt e Orestes Josué Mallmann,

    Muito obrigado pelas importantes informações em referência à família Einloft.

    Um abraço,
    Herculano L. Einloft Neto

    ResponderExcluir