Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

terça-feira, 10 de abril de 2012

Banco da Província


A foto mostra uma vista da quadra do lado direito da Rua Borges de Medeiros, da esquina da Júlio de Castilhos até a esquina da Av. Benjamin Constant.
 Como se vê na foto: havia apenas cinco prédios. Na esquina, defronte à antiga segunda Prefeitura Municipal, hoje Casa de Cultura Município de Lajeado, estava a antiga agência do Banco da Província do Rio Grande do Sul. O único prédio que está de pé é a antiga Rodoviária Municipal.
Estabelecido em Porto Alegre em 1-7-1858, abriu agência em várias cidades da região. Em Lajeado, se estabeleceu em 12-5-1912. Inaugurou a nova sede da agência em 10-9-1917, na esquina da Júlio de Castilhos com Borges de Medeiros, onde hoje está o Edifício. Depois, foi sede da agência da Caixa Econômica.
O primeiro gerente em Lajeado foi Francisco Ourique de Almeida, sendo contador Frederico Schardong Filho. A década de 20 terminou com a gerência de Luciano Volker, seguindo-se as gerências de Olavo Gonçalves, João Niderauer e outros. No ano do centenário, em 1-7-1958, foi
gerente João Carlos Gravina, contador Nestor Romeu Schardong, caixa mais antigo José Eralito Bussmann, caixa Alberto Lindermann, depois também
gerente, seguindo-se as gerências de Otelo Beck Camargo e Pedro d’ Andrea Neto, o último gerente.
Em 2-1-1973, o prédio abrigou o Sulbanco, por seis meses. O banco foi engolido, entrando na história do Banco Santander Meridional S. A.

Pequenas Biografias

Alfredo Closs
Líder comunitário em Lajeado, um de seus pioneiros, exerceu várias profissões. Nasceu em 1876, filho de Guilherme Closs e Catarina Andres. Em 22 de novembro de 1902, contraiu núpcias com Ema Maria Schlabitz, filha de Emílio Schlabitz e Augusta Phennig. Nos diversos períodos de surtos epidêmicos, também perdeu os filhos Herbert, em 31 de março de 1904 e Verner, em 18 de setembro de 1912.
Além de agrimensor, foi um dos primeiros fotógrafos profissionais em Lajeado, conforme registra o semanário local O Alto Taquary, edição de 24-2-1901. Como empresário comercial, em 1902 possuía uma livraria e papelaria.
Com o decorrer dos anos, ampliou seus negócios, chegando a ser importador e atacadista de desnatadora Flott, segundo consta no semanário local O Labor, de 30-9-1916.
Como associado do Sindicato Agrícola participou como sócio fundador do “Spahr und Darlehnskasse von Lajeado, em 1 de março de 1906, depois Caixa Rural União Popular, atualmente denominada Sicredi - Cooperativa de Crédito de Lajeado. Foi seu presidente de 1909 a 1912 e em 1915. 
Foi sócio fundador Do Clube dos Quinze, sociedade esportiva e social de Lajeado, fundada em 13 de maio de 1904, em Lajeado, sendo seu último associado a falecer, em 19 de janeiro de 1969, em Carazinho, para onde tinha se mudado.
Seu homônimo foi empresário comercial em Marques de Souza, onde foi eleito delegado distrital da ACIL, em 1959.





Nenhum comentário:

Postar um comentário