Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 22 de junho de 2012


Primeiro Júri de Ney Santos Arruda

Já faz mais de meio século. Foi em 15-4-1955, que Dr. Ney Santos Arruda fez sua estréia numa sessão do Tribunal do júri, em Lajeado. A notícia e foto estão no semanário de Lajeado VOZ DO ALTO TAQUARI, de 26-4-1955. Atuou como acusador e assistente da promotoria, Dr. Ênio Gualdi. Como advogado de defesa atuou Dr. Fábio Brito Azambuja. A presidência dos trabalhos esteve a cargo do juiz da Comarca, Dr. Tito Montenegro Barbosa. O réu era Reinaldo Batista, que havia assassinado José Giacomolli. Por este crime, o réu foi condenado a 16 anos de prisão, mais um, como medida de segurança. Os jurados foram Emílio Abichequer, Oscar Schaan, Ciro Straatmann, Telmo Ely, Valter Born, Elmo Born e Osmar Maciel.
Na época, usava-se o título de Doutor também para advogados, promotores públicos e juízes. Depois, ficou reservado aos que defendem teses de doutorado em Universidades.
 Nascido em Lajeado, em 23-1-1930, Arruda se formou em Direito pela PUC-RS, em 22-12-1953. Abriu uma banca advocatícia na Rua Borges de Medeiros, n° 269. Azambuja nasceu em 5-6-1920, em Estrela, bacharelando-se em Direito, em 1950, pela Ufrgs e vindo morar em Lajeado, onde faleceu, em 12-12-1977.
Tito Montenegro Barbosa foi juiz de Direito da Comarca de Lajeado, de 1953 a 1956, ao ser transferido para Santa Rosa. Coube-lhe entroniza o crucifixo no Fórum local, em 9-7-1955, o que hoje choca a opinião de alguns, por vivermos num estado laico, segundo uns, e porque a cruz lembra a condenação de um inocente, segundo outros. 
 
Pequenas Biografias

Padre Artur Miguel Oppermann
Foi um sacerdote do clero secular da Arquidiocese de Porto Alegre.
Nasceu em 24 de agosto de 1894, em São Vendelino, filho de Pedro Oppermann. Foi um dos primeiros alunos dos Irmãos Maristas em Bom Princípio, onde fez o primário, lá por 1901. Mudando-se a família para Santa Clara, entrou no seminário para cursar o curso ginasial e o clássico, hoje equivalente ao curso de segundo grau. Concluídos os cursos de filosofia e teologia em São Leopoldo, lá foi ordenado presbítero em 10 de agosto de 1924. Cinco dias depois, rezou suas primícias sacerdotais em Santa Clara do Sul, onde passava as férias e moravam seus pais. Logo foi nomeado vigário paroquial nas paróquias Nossa Senhora da Piedade, São Pedro e na Tristeza, todas em Porto Alegre. Em 1930, foi cooperador em Arroio do Meio e Estrela. Em 1932, foi nomeado pároco de Bom Retiro do Sul. Em 1945, assumiu a capelania do Sanatório Belém e em 1947, do Asilo Padre Cacique, ambos da Capital, onde faleceu em 7 de agosto de 1952.

Um comentário:

  1. Belo trabalho sr. José Alfredo Schierholt
    Li várias reportagens. Mais um instrumento para pesquisa de toda a comunidade.
    Abraços
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir