Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


50 Anos de Formatura no Madre Bárbara

No domingo de 15 de dezembro de 1957 deu-se a formatura de 26 professoras da Escola Normal Madre Bárbara: Alcida Maria Vogt, Clara Dyonísia Reckziegel, Dinah Ribeiro Voges, Enice Lange Auler, Eneida Rotta (oradora da turma), Elzida Engel Cananéa, Flávia dos Santos Conrad, Helena Marta Pohl, Helena Terezinha Ribeiro, Ivone Agnoleto, Ivone Scherer, Íria Maria Schmidt, Jerúsa Schueler Azambuja, Lady Schneider, Letícia Maria Dossena, Liane Teresinha Fluck, Lory Maria Zart, Maria Teresinha Togni, Mery Rotta, Neives Peruffo, Norma Maria Schilling, Saly Maria. Marmitt, Sarah Terra de Azambuja, Vera Beatriz Paranhos Santafé, Vera Maria Kretzmann e Wally Beckmann. Todas as que casaram tiveram que trocar seu sobrenome, lamentavelmente.
 A Missa de Ação de Graças e bênção dos anéis foi às 9h, e a solenidade da entrega dos diplomas, às 20h30min, no Auditório do Colégio.
Paraninfo religioso foi Dom Edmundo Kunz, que se fez representar pelo padre Orlando Allgayer. Paraninfo civil foi Dr. Osvaldo Feier. A homenageada especial foi a Madre ou Irmã Marlene Longhi, diretora da Escola.
Os homenageados de honra foram: Madre ou Irmã Imilda (superiora geral), Irmã Maria Leony (regente da turma), Ary Delgado, Daniel Faraco, Ney Santos Arruda, Elda Raupp Morta e Alda Anna Bartelle.
 Para comemorar o meio século desta formatura, foi marcado um encontro das colegas na região e registrado na foto em anexo, da esquerda para direita, sem alteração de sobrenomes: Lory Maria Zart, Clara Dyonisia Reckziegel, Sarah Terra de Azambuja, Mery Rotta, Jerusa Schueler Azambuja, Dr. Gustavo Feier, Vera Maria Kretzmann, Helena Terezinha Ribeiro, Norma Maria Schilling, Alcida Maria Vogt e Lady Schneider.








Pequenas Biografias

Frederico Germano Hänssgen
É nome de rua em Cruzeiro do Sul, uma homenagem ao empreendedor e empresário industrial, fundador da Fábrica Natal, depois Haenssgen & Cia. Ltda.
 Nasceu em 14-3-1866, em Neustadt an der Orla, Tübingen, na Alemanha, com o nome original de Friedrich Hermann Hänssgen, filho de Carl Magnus Hänssgen (a grafia original e correta) e de Caroline Lindner.
Lá por 1890, veio para o Brasil, onde seu nome foi aportuguesado para Frederico Germano Haenssgen.
Estabeleceu-se em Porto Alegre, onde iniciou como balconista numa empresa atacadista. Seu zelo, honestidade e competência o levaram a ser escolhido para ser o caixeiro viajante da empresa. Viajava por toda a parte no lombo de burro e a vapor para levar as amostras de produtos pelas vilas e povoados dos vales do Caí, Taquari e Rio Pardo.
Em Cruzeiro do Sul, parava na Pousada de Guilherme Weeck, onde estacionou nos meses sangrentos da Revolução Federalista (1893-1895). Para se manter, auxiliava a família Weeck na administração do hotel. Não demorou, enamorou-se com a filha Eleonore Weeck, com quem casou em 2-10-1894. Como no mês seguinte falecesse o sogro, substituiu-o por alguns meses. Primeiramente, o casal abriu uma fabriqueta de derivados de carne, especialmente lingüiça. Poucas semanas depois, em 2-1-1895, iniciaram a fabriqueta de balas e caramelos, o que faz parte da história da empresa Haenssgen & Cia. Ltda.
Foi um dos líderes da Comunidade Evangélica. Faleceu em 31-8-1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário