294 Abrindo o Baú de 31-12-2011
ALIVAT fecha 2011 com chave de ouro
A Academia Literária do Vale do Taquari fechou o ano de 2011 com chave de ouro.
No Vale do Taquari, a primeira menção de uma Academia Literária foi na fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari, em 14 de abril de 1986. Entretanto, a produção literária no Vale se resumia aos primeiros quatro livros que Gino Ferri havia publicado em Encantado. A partir de então, muito outros livros e escritores surgiram em profusão.
Primeira sede da ALIVAT. A segunda e atual sede é na Casa de Cultura de Lajeado.
Finalmente, em 4 de outubro de 2005 foi fundada a Academia Literária do Vale do Taquari, aprovados os Estatutos e eleita a primeira diretoria, assim composta: presidente Ana Cecília Togni, vice-presidente Jorge Moreira, 1º secretário Deoli Gräff, 2ª secretária Nara Teresinha Knaack, 1º tesoureiro José Alfredo Schierholt, 2º tesoureiro Osmar Agostini. Conselho Fiscal: Genuíno Antônio Ferri, Voní T. Loposinski e Juliano Stapenhorst Schwarz.
Em 14 de maio de 2008, houve eleição da nova diretoria, sendo presidente Dr. Marcos Rogério de Castro Frank. O ano de 2008 terminou com 15 associados quites com sua contribuição. No primeiro semestre de 2009, o número de associados aumentou para 18. Depois, seus dados não foram mais divulgados.
Em 17 de novembro de 2010, foi eleita por aclamação nova diretoria para o biênio 2011/2012, assim formada: presidente Deolí Gräff, vice-presidente Marcos Rogério de Castro Frank, 1ª secretária Nara Teresinha Knaack, 2ª secretária Ana Cecília Togni, 1º tesoureiro Edson Luiz Kober, 2º tesoureiro Márcio Marquetto Caye. Conselho Fiscal: Jorge Moreira, José Alfredo Schierholt e Osmar Agostini.
Um dos mais importantes acontecimentos para a ALIVAT foi a posse de sua sede própria. Esteve na Casa nº 12 do Parque Histórico de Lajeado.
Um dos mais importantes acontecimentos para a ALIVAT foi a posse de sua sede própria. Esteve na Casa nº 12 do Parque Histórico de Lajeado.
Nota: desde 25 de maio de 2013, a atual sede está na Casa de Cultura Município de Lajeado. Lá se encontra também o acervo da produção literária do Vale.
ALIVAT instala 22 Cadeiras e Patronos
Das 40 Cadeiras disponíveis pelos novos Estatutos, em 12 de dezembro último instalou 22 novos acadêmicos, com seus respectivos Patronos.
Embora em alguns jornais do Vale tenha havido o merecido destaque, a notícia não mereceu o devido espaço com foto nos jornais de Lajeado.
Nos últimos anos, praticamente, não se noticia nada sobre a existência e vida das poucas Academias Literárias no Rio Grande do Sul. Algumas até adormeceram.
Eis a relação das Cadeiras, dos Acadêmicos e seus respectivos Patronos, registrada na foto histórica, da direita para a esquerda:
1 - Ana Cecília Togni - Atos Prinz Falkenbach
2 - Jorge Moreira – Lino Stefano de Nes
3 - Deolí Gräff – Walmor Franke
4 - Nara Teresinha Knaack – Francisco Reckziegel
5 - José Alfredo Schierholt - Lothar Francisco Hessel
6 - Osmar Agostini – João Mendes
7 - Genuíno Antônio Ferri – Agenor Peretti
8 - Voní T. Loposinski - Cláudio Affonso Heisler
9 – Marcos Frank – Erni Sthalschmidt
10 - Edson Luiz Kober – Alfredo Ludwig
11 - Márcio Marquetto Caye - Aloysio Menz
12 - Werner Helmuth Erich Schinke – Friedhold Altmann
13 – Balduíno Goergen - Riograndino Costa e Silva
14 – Alício Jocemar de Assunção - Jandira Inês Zenatti Cavalin
15 – Ivete Kist – Décio Freitas
16 – Ampère Maximino Giordani - Lauro Nélson Fornari Thomé
17 – Carlos Alberto Schäffer – Zeferino Antônio de Souza Brasil
18 – Rudimar Hauenstein - Armindo Frederico Haetinger
19 – Pedro Braz Rosa da Silveira - Sérgio Daminato
20 – Adriano Spezia – Padre Teodoro Amstad
21 – Ney Arruda Filho – Daniel Agostinho Faraco
22 – Astrid Lenhart – Rodolfo Walter Schreiner
Nenhum comentário:
Postar um comentário