Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

terça-feira, 13 de março de 2012

Natal é Aniversário de Cristo

Nos primeiros séculos da Igreja Cristã, quando ela estava sendo organizada, foram cristianizadas as solenidades do paganismo, ficando o Natal de Cristo a ser festejado em 25 de dezembro, dia do deus sol ou algo equivalente.  Para os pagãos.
As festas da Páscoa, Epifania, Pentecostes eram e são mais importantes no Ano Litúrgico do que a festa do Natal.
Entretanto, a festa de Natal tornou-se mais popular, por envolver crianças. Na cultura alemã, os presentes eram dados em 6 de dezembro, Dia de São Nicolau. Nas escolas, vestido de bispo, vestes vermelhas e de cajado, São Nicolau era representado por algum pai de família, trazendo balas para os bons e uma varinha para os arteiros.
Na mitologia germânica a árvore tinha alguma conotação com a divindade, a origem da árvore natalina, enriquecida com o presépio, criado por S. Francisco de Assis. Essa cultura se expandiu pela Europa, chegando também ao Brasil.
Entretanto, a idéia central destes festejos seculares era o Nascimento de Cristo. Natal é o aniversário de Jesus Cristo.
No decorrer dos anos, tais festejos foram se banalizando.
Hoje, há forças secretas para substituir Cristo pelo papa-noel, pois este não exige compromissos, gestos de fé, humildade. Promove compras, comilanças... isto é, um retorno ao paganismo greco-romano...
Desejo a todos um abençoado Natal. Que Cristo – Deus feito Criança – traga a todos os leitores os presentes da Paz, Saúde, Harmonia e do Bem-estar. Que o Menino Jesus ilumine os homens que vão governar o Brasil.
 São os nossos votos!
 José Alfredo Schierholt e Família.

Primeira Igreja Matriz Santo Inácio 1881 – 1900

Das três igrejas já construídas em Lajeado, a foto representa a primeira, na pena e pincel de Marilene Almeida, artista plástica de Lajeado
Com a criação, em 2-4-1873, da paróquia de Santo Antônio da Estrela, Antônio Fialho de Vargas não deixou para menos e pôs em execução seu projeto de fundar uma freguesia na Colônia dos Conventos. Transferiu-se seu velho sobrado, erguido no alto do paredão em Carneiros, para a antiga sede da Fazenda do Lajeado, onde em 1862, já construíra seu moinho e serraria. Para isso, destinou área para a praça, igreja, escola, casa dos padres e cemitério. Seu sobrado novo foi erguido no outro lado da praça. Traçou as primeiras ruas e surgiram as primeiras casas. O povodo foi elevado à sede de Distrito da Paz em 29-3-1875. Na época, cabia ao governo provincial, através de Loteria, destinar recursos para construir igrejas.
A construção da Capela de Santo Inácio foi muito demorada, onde o primeiro batizado foi em 11-5-1879. Logo tornou-se pequena.
Com a instalação da nova Paróquia de Santo Inácio, em 31-7-1881, a capela foi elevada à categoria de Igreja Matriz. Com isso, foi ampliada a capela.Olhando a foto, o aumento foi em forma de T, com a parte nova debaixo da torre. Vê-se um campanário, com dois sinos sobrepostos.
Essa primeira igreja foi demolida em 1900 e construída uma segunda igreja matriz, ampla, com duas torres. Meio século depois, foi destruída pelo incêndio de 13-1-1953.
A terceira e atual Igreja Matriz foi inaugurada e consagrada em 19-4-1954, hoje um monumento de fé e de arte, um dos referenciais turísticos no Vale do Taquari.

Pequena biografia

Padre Eugênio Steinhart

Sacerdote jesuíta, segundo pároco de Estrela, nomeado em 28 de janeiro de 1880 e primeiro administrador da nova Paróquia de Lajedo.
O padre constatou que os 5.000 quilômetros quadrados da Paróquia Santo Antônio era uma Seara do Senhor vasta demais. Fazia divisa com Montenegro, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Soledade, Venâncio Aires e Taquari.
 Os padres atendiam todo o território no lombo de mulas.
Por isso, o pároco logo entrou com pedido da criação de uma nova freguesia, na margem direita do Rio Taquari. Assim, organizou a criação da paróquia de Santo Inácio, em Lajeado. Foi nomeado o seu primeiro administrador, de 31 de julho de 1881 até 6 de abril de 1883, quando deu posse ao primeiro pároco, padre Eugênio Steinhardt.
Além de ampliar a Igreja Matriz, padre Eugênio também construiu a primeira Casa Paroquial, para servir de comunidade religiosa dos jesuítas. Ainda se empenhou na organização da primeira Escola Paroquial, transformada em Escola São José, em 1908, sob a administração dos Irmãos Maristas.
Terminada a missão, padre Eugênio retornou a Estrela, onde foi substituído pelo Pe. Emílio Reichmuth, em 23 de dezembro de 1894.
Pouco sabemos da vida do padre Eugênio Steinhart.
Ele nasceu em 1 de junho de 1839, em Dettingen, na Alemanha. Cedo nele se manifestou a vocação dupla, de sacerdote e de religioso. Por isso, ingressou na Companhia de Jesus, tornando-se padre jesuíta e decidindo-se para emigrar ao Brasil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário