Viaduto 13 para o turismo regional

Conhecido também como Viaduto do Exército, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correa e Muçum, no RS, a 17 km do trevo de Muçum. A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma seqüência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes". Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa SEEBLA - Serviços de Engenharia Emílio Baumgart.
Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, o viaduto e toda a Ferrovia do Trigo, atual EF-491, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel, em 19-8-1978.
É tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo, atrás apenas do Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura. A não ser que a nova ponte nos Alpes franceses o supere.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.
Os moradores do local costumam mostrar aos visitantes um "X" pintado a carvão, que pode ser visualizado mais ou menos no meio do pilar do centro, que indica o local onde supostamente três trabalhadores do Exército teriam caído no vão entre as paredes dos pilares, durante o desabamento de um andaime utilizado durante a construção, e que seus corpos jamais teriam sido removidos de dentro do pilar. Outros dois soldados teriam ficado dependurados durante dois dias no local, aguardando a montagem de um novo andaime para poderem descer, mas esses acontecimentos não são confirmados pelo Exército.
Neste viaduto também teria acontecido uma revolta de motivos políticos por parte de agricultores locais, que teriam ateado fogo a um trem de carga, que passou em chamas pelo local numa madrugada de 1981. Estes dados se encontram na Internet.
Atualmente, o local é muito procurado para a prática de rapel e base-jumping, já que oferece altura impressionante e uma belíssima paisagem. Junto ao viaduto, há espaço para estacionamento, churrasqueira, banheiros, área de estar. O acesso ao alto é possível para carro pequeno, com diminuto espaço para estacionamento.
Esta maravilha da engenharia brasileira deve estar incluída na rota turística da região.
EMPRESAS NO VALE DO TAQUARI EM 1936

Albino Reckziegel

Foto: Albino Reckziegel, em Boa Esperança, em 1936.
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A Stalo de nº 50, de outubro de 1987, publicou na capa a foto de Elizabeth Lisiani Trentini(foto da direita), escolhida a Garota Lee, no Concurso da Câmara Júnior de Lajeado. Filha de Íris e Érico Ito Trentini, hoje, é professora em Teutônia, mas reside em Lajeado, onde se formou no Colégio Madre Bárbara.
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