Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quarta-feira, 1 de maio de 2013



 Leitura na Parada de Ônibus fez três anos

A Prefeitura de Lajeado lançou em 16 de dezembro de 2009 a ação inovadora chamada Leitura na Parada de Ônibus, que faz parte do Projeto Lajeado Leitor, desenvolvido pela Secretaria de Educação (Sed). O objetivo é disponibilizar material de leitura, como recortes de revistas, jornais e crônicas nas paradas de ônibus da cidade. A parada de ônibus localizada na última quadra da Rua Olavo Bilac, situada em frente à casa do escritor José Alfredo Schierholt, de quem surgiu a ideia, foi a primeira parada a receber a caixa que conterá material de leitura. “É um grande projeto que nos deixa muito feliz, pois contribui para a prática de uma nova atividade cultural no município”, afirmou a prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso. Ela pediu a colaboração dos usuários para respeitar e ajudar a manter a caixa que vai conter os materiais de leitura que, segundo ela, podem ser levados para dentro do ônibus quando o usuário não tiver terminado sua leitura. “Certamente, serão priorizadas com esta ação as paradas com maior fluxo de pessoas”, concluiu a prefeita Carmen.

Carmen disse que usuários podem levar o material de leitura consigo.


           Já a secretária de Educação, Rejane Ewald, afirmou que a ação é uma contribuição para a realização do desejo de fazer de Lajeado uma cidade de leitores, destacando que esta é mais uma ação do Projeto Lajeado Leitor. “Em 2010, nosso objetivo é disponibilizar outras caixas com material de leitura nas paradas de ônibus”, conta Rejane, explicando que a caixa que ficará na parada da Rua Olavo Bilac, servirá como um teste para a administração municipal ter uma noção de como a comunidade lajeadense recebe a ideia e se adere ao projeto. Rejane afirmou, também, que a comunidade pode contribuir disponibilizando materiais de leitura nas paradas que tiverem a caixa. “Eu ficava pensando no tempo perdido pelas pessoas que ficavam esperando o ônibus”, argumenta o escritor Schierholt, que se tornou o padrinho da referida parada de ônibus, ajudando a descerrar a fita do lançamento de sua ideia. O escritor explicou que as pessoas podem, através da leitura dos materiais, aproveitar melhor o seu tempo e, quem sabe, rever alguns conteúdos para suas vidas.

Hardi disse que idéia é interessante para disseminar a cultura da leitura em Lajeado

          É uma ideia interessante para disseminar a cultura da leitura em Lajeado”, afirmou o morador e vizinho, Hardi Haas. Ele, que ficou curioso com a movimentação em frente à parada, disse que ler é uma coisa praticamente esquecida e que a ação da prefeitura é muito válida. Também estiveram presentes no lançamento da ação coordenadoras da Sed e a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Nara Worm. 
 


Pequeno público prestigiando a inauguração.

O Projeto Lajeado Leitor visa estimular a busca de conhecimento e cultura através da leitura, tendo sido agraciado, em 2006, com o Troféu Gestor Público pelo Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do RS (Sindaf). Atualmente, conta com o apoio da Univates, Secultur, SESI, Uambla, Rotary Clube Engenho, Acil, CDL, SESC, JCI, Imec, Jornal do Vale, Jornal O Informativo, Grupo Independente, RBS, Restaurante Moenda e Padaria Suíça. 

Prefeita Carmen Regina, secretária Rejane Ewald e o casal Renê e José Alfredo Schierholt descerrando a fita da ação.

As fotos são de Rafael S. Grün, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, sendo Genoveva Penz a Jornalista Responsável pela notícia, distribuída em 16-12-2009.
Como padrinhos da primeira Parada de Ônibus foram escolhidos o casal Renê e José Alfredo Schierholt. Assumem compromisso, com demais moradores da área, de abastecer o coletor com livros, revistas e jornais, que podem ser lidos pelos usuários e mesmo levar consigo para completar a leitura.
          Entretanto, nunca mais a Administração retornou à Caixa Coletora na primeira Parada de Ônibus e não se tem conhecimento de funcionamento noutras paradas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário