Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sexta-feira, 30 de setembro de 2011


Lições da História!

Já Cícero dizia que a História é testemunha dos tempos, a luz da verdade, a vida da memória e a mestra, da vida. Para quê? Para evitar os fatos ruins e melhorar os bons. Exemplo prático:
Em meu livro LAJEADO l, p.118, o intendente Júlio May achou elevadíssimo o aluguel para a Intendência, hoje Prefeitura. Fez a conta, decidiu comprar os terrenos e construiu o prédio, hoje Casa de Cultura, inaugurado em 20-8-1900. Foi um fato bom.
Por quantos anos a Câmara de Vereadores de Lajeado está pagando aluguel para a sua sede? Quanto já pagou? Quais os interesses nesta história? Por que não repetir o ato de Júlio May?
Aí estão os fatos ruins!!!

Centenário da Escola da Picada Eckert

São Rafael é uma linha colonial de Cruzeiro do Sul, iniciada quando pertencia a Lajeado, ainda no século 19. Era conhecida por Eckertspikade. Em 1906, foi construída sua primeira escola. Está completando 100 anos. Seu primeiro professor foi Adolfo Júlio Pochmann, com 20 anos de idade.
Em 17-8-1915, a capela passou para a paróquia de S. Clara. É o mesmo que Picada Eckert, cujo nome se deve aos pioneiros da colônia: Jorge Eckert, seu filho Filipe, bem como Carlos Eckert e seus filhos João e Carlos. Devido à Campanha Nacionalista, Picada Eckert mudou para São Rafael. Adolfo Júlio Pochmann nasceu em 13-4-1886 - Professor na comunidade católica de São Rafael, hoje Cruzeiro do Sul, no turno da manhã, desde 1906. Desde 1914, à tarde lecionava na Picada Augusta, conforme a revista Mitteilungen nº 5, de maio de 1936. Casou-se em 25-1-1908 com Catarina Scheid, tendo oito filhas. Faleceu em 20-1-1948, em Santa Clara do Sul.

Foto: Escola Particular São Rafael, de Adolfo Júlio Pochmann, em 1916. Na foto tem 37 alunos: 23 meninos e 14 meninas.


Pequenas biografias

• Irmão Emílio Conrado
No próximo ano, completa 100 anos da presença marista em Lajeado e região, lembrada apenas pela Rua Irmão Emílio Conrado, já que a Rua Irmão José Otão lembra o Reitor da PUC-RS.
Vilibaldo Hug nasceu em 30-9-1884, em Oberkochen, Würtenbérg, na Alemanha, filho de Anton Hug e Madalena Weber Hug. Sonhando ser educador como Irmão Marista, ingressou nesta Congregação com o nome de Irmão Emile-Conrad, aportuguesado para Emílio Conrado, vindo para o Brasil em 23-5-1904. De 1918 a 20-11-1921, foi o quinto diretor do Colégio São José, em Lajeado. Nesse período, em 20-2-1920, fechou a Escola Marista em Estrela, depois de sete anos de funcionamento. Após trabalhar em Passo Fundo e Santa Cruz do Sul retomou a Lajeado como sétimo diretor, de 23-1-1928 a 27-1-1935. Transferido para Porto Alegre, dedicou-se a amenizar o sofrimento de filhos de pais leprosos. Depois, voltou a lecionar em Lajeado, onde faleceu, em 4-1-1958. Na lápide se encontra a inscrição "Marista exemplar, prudente e zeloso".

Resgatando primitivos nomes de lugares

Chapadão -Linha colonial dividida entre Lajeado e Santa Clara do Sul, acima de Alto Conventos, entre as cabeceiras do Arroio da Anta e Sampainho. Na comunidade evangélica, talvez o primeiro batizado tenha se realizado em 24-8-1885, pelo pastor Emst Hermann Döbber, ao ser batizado João Pedro Selke, filho de Eduardo Selke e Elisabeta Steuemagel. No mês seguinte, dia 27, foi batizada Carlota Bárbara, filha de Jacó Helfenstein e Carolina Dickel. A comunidade mantinha uma escola primitiva. O professor Gustavo Pochmann doou a área para a construção de uma escola-capela. Denominada Escola Municipal Floriano Peixoto, o prédio é de alvenaria, com uma grande sala, que podia ser dividida por uma parede removível em duas salas de aula, além da cozinha, salas de direção e secretaria. Consta que até mulheres ajudaram na fabricação de tijolos. A história oral atesta que a inauguração se deu em 4-2-1923. Os principais líderes foram às famílias de Leopoldo Klein, como presidente, tesoureiro Jacó Bald, e os sócios Frederico Schuls; Jacó Noll, Valentim Noll, Reinoldo Borgars, João Bruminelhaus, Carlos Schönhals e outros. Tornando se pequena, a comunidade construiu um novo prédio, em dois meses de mutirão, inaugurado em 17-7-1966. Fato destacado foi a ordenação ao diaconato de Ênio Griebler, neto do pioneiro da localidade. No final do ano letivo de 2000, a escola foi desativada, por efeito da nucleação. Em torno de 40 alunos da pré-escola à 5ª série dirigem-se à escola de Nova Santa Cruz, onde podem concluir todo o Ensino Fundamental. O prédio foi transformado em capela, com sino, tendo como padroeiro o lmaculado Coração de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário