Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sábado, 2 de junho de 2012


Calçados Heemann Ltda.
Henrique Heemann foi industrialista de couros em Lajeado. O curtume e selaria foram fundados em 1-7-1897, em Olarias.
Nasceu na Alemanha em 1869, filho de Wilhelm Heemann e Maria Essmeier. Casou-se em Teutônia com Elidia Filipina Dreyer, filha de João Dreyer e Catarina Lambert. O casal veio se estabelecer na antiga Neu Wien, Nova Viena, hoje Bairro Olarias, onde lançou as bases da Calçados Heemann Ltda.
O início foi uma fabriqueta de curtimento de couros, que serviam de matéria prima para industrializar artigos de montaria, fundada em 1º de julho de 1897. Já no decorrer da primeira década, aproveitaram o couro para industrializar seus derivados.
Como Olarias estava a meio caminho entre o Bairro de Conventos e o centro urbano de Lajeado, distava muito para a freguesia fazer as encomendas e compras. Além disso, os filhos estavam na idade escolar para estudar na Escola Paroquial Evangélica, na época longe da moradia em Olarias. Por isso, como está na foto, em 1906 construiu o prédio e transferiu-se para a Vila propriamente dita, estabelecendo-se em frente à Igreja Evangélica. Em 1934, era alterada a razão social da firma para Irmãos Heemann. Em 1939, transformava-se em Ervino Heemann & Cia., para, em 1960, passar para Calçados Heemann Ltda., que é, por conseguinte, a última denominação da empresa comercial e industrial mais antiga do município de Lajeado - cf Álbum do Jubileu - Lajeado - 1891-1966.
A segunda foto é de 1974. Depois de um século de história, a empresa tomou outros rumos. Hoje, em suas dependências funciona a Intelectum Empresa de Serviços Educacionais.

Academia Literária do Vale do Taquari – ALIVAT

Osmar Agostini
Osmar Agostini é bancário aposentado, regente de coro, escritor acadêmico em Lajeado.
 Nasceu em 24-10-1937 em Lajeado, hoje Canudos do Vale, filho de Rodolfo Luís Agostini e Zulmira Josina Mendes. Integrou a primeira turma de formandos no curso de Letras da Univates, em 28-12-1972. Músico, compositor, arranjador e maestro em vários municípios, dirige um coral em Lajeado. Atuou por vários anos no Banco do Brasil em Lajeado e em várias outras cidades, exercendo a função de instrutor e monitor na área de Comunicação e Expressão, durante 12 anos. Percorreu vários Estados do Centro e do Nordeste do Brasil, inclusive Brasília.
Em 1991, concorreu ao prêmio literário promovido pelo Município de Lajeado por ocasião de seu centenário, tendo recebido os prêmios de 2º, três º e quatro º lugares. Em 2001, publicou Duas Taperas na Estrada Velha, romance de 248 páginas, pela Editora AGE, Porto Alegre. Em 7-10-2009, na 4ª Feira do Livro de Lajeado, foi lançada a obra A Mulher Feia, com 168 páginas. É uma coletânea de 20 contos, 17 crônicas, uma poesia e uma página de glossário. No livro Escritos / Escritores – Coletânea, lançado em 30-11-2007, participou com o conto As Vozes do Rio.
Em 12-12-2011, foi empossada acadêmico da Academia Literária do Vale do Taquari – ALIVAT, na Cadeira 6, escolhendo por Patrono João Mendes. Reside em Lajeado – Fone (51) 3714-3371.

Nenhum comentário:

Postar um comentário