Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

sábado, 7 de setembro de 2013



Semana da Pátria

Há 75 anos nasceu o Fogo Simbólico 

Estamos em plena Semana da Pátria.
Surgem-nos muitas reflexões e lembranças. As mais distantes são as mais belas e mesmo mais significativas, por me terem deixado marcas. Foi desde 1942, quando entrei na Escola da Sagrada Família, em Rolante. Um grupo de jovens havia trazido o Fogo Simbólico numa corrida, vindo de Taquara, para acender a Chama na Pira da Pátria, defronte à Subprefeitura.
O Fogo Simbólico arde na Pira da Pátria há 75 anos. Quem resgatou esta história foi Rudolfo Maria Rath, em suas memórias, em 11-7-1971, na página 327 de sua obra póstuma Perfis de Estrela, publicada por Werner Schinke. Rath lembrou a seu amigo Túlio de Rose, homenageado com nome de avenida em Porto Alegre, a participação deles na XI Olimpíada de Berlim, representando o Brasil na modalidade do Remo, em 1936. Na oportunidade, o governo nazista acendeu a grande Pira Olímpica com fogo trazido por atletas de Olímpia, na Grécia. Túlio e Rath planejaram adotar no Brasil o Fogo Simbólico na Semana da Pátria, o que foi feito, pela primeira vez, em 1938. Atletas foram buscar a Chama na lamparina do Sacrário da Igreja Matriz de Viamão e percorreram os 26 km até o centro de Porto Alegre e dali se irradiou por outras Piras da Pátria.
Como perdi o espaço profissional em jornais da cidade, o leitor deste Blog tem a sorte de saborear o que está em meu Baú, como este Jubileu de Diamante do Fogo Simbólico no Brasil!!!





Bandeira Brasileira

Desenhada pela natureza


  


Parece o por do sol no Amazonas. A feliz coincidência das nuvens abrindo uma janela para raios de luz formar metade do losango, a outra metade é sua sombra sobre o Rio Amazonas e a linha de separação é a floresta amazônica. Feliz momento em que a natureza produziu esta imagem no espaço, clicada pelo fotógrafo atento. Tomara que não tenha sido uma montagem.
Valeu!

Em minhas pesquisas, encontrei uma foto significativa de um professor de Educação Física ou mesmo diretor do Grupo Escolar de Progresso, na década de 40, para ensinar postura e civismo aos alunos. Como quase sempre acontece em fotos antigos de nossos Baús e Álbuns, nada há escrito no verso da fotografia, para saber o nome do professor, o ano e local. Apenas me informaram ser de Progresso.
Civismo e Amor à Pátria diminuíram, de modo geral. Em seu lugar, impera a falta de Ética, Honestidade e muitas outras virtudes.
 






Hospital de Arvorezinha faz 50 anos

         Quando em 1953 o empresário João Batista Lessa veio de Rio Grande para montar uma farmácia em Arvorezinha, percebeu que os pacientes compravam os remédios lá onde os médicos atendiam, isto é, nas cidades vizinhas. Por isso, empenhou-se em trazer um médico à cidade de Arvorezinha.
         Recém-formado médico em 1952, pela UFRGS, Dr. Antônio Ribeiro veio morar no Hotel Rosseti, onde instalou um consultório em Arvorezinha, no início de 1953. Além de consultas, fazia curativos e pequenos procedimentos médicos. A urgência em atender uma menina com apendicite aguda supurada, salvando a paciente, provocou na população a necessidade de construir um hospital em Arvorezinha. Desta forma, foi fundada a Sociedade Beneficente São João, em 6-6-1953, sendo eleito presidente Filipe Pitol. O salão de baile de Aníbal Corbellini foi adaptado e transformado em hospital provisório.
Transferindo-se Dr. Ribeiro para Canoas, foi substituído em 1956 pelo Dr. Darwin Noguez Pinto, formado em 1955 pela UFRGS. Ao retornar a Pelotas, em 1960 foi substituído pelo Dr. Vítor Albino Busato, formado em 18-12-1959 pela UFRGS. Hoje está em Estrela. Durou poucos meses e logo veio Dr. João Habib Mardini, clínico geral e cirurgião, formado em 1957 pela UFRGS.
Dr. Mardini era habilidoso, dinâmico, popular e, sobretudo, de muita confiança. Como ele, a mantenedora do hospital tomou um novo impulso. Completou a construção do prédio, montou o Raios-X moderno, bem como vários equipamentos mais atualizados e o próprio necrotério. Assim, a Sociedade Beneficente São João inaugurou o hospital em 1963. Completa, pois, meio século.



____________________________________________________________________

 

Jorge Moreira lança o livro APARTES

Na quarta-feira do próximo dia 18 de setembro, às 20h, na Praça da Bandeira, em Encantado, o advogado, escritor e tradicionalista Jorge Moreira vai lançar seu mais recente livro intitulado Apartes. Após a solenidade, será servido um Carreteiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário