Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quinta-feira, 19 de setembro de 2013




Dona Isabel e Gaston D’Orleans num Batizado Histórico em Lajeado.

Luís Filipe Rodrigo Wiebbelling foi um dos pioneiros no Morro 25 de Julho, Lajeado. Nasceu em 29-10-1887, em Lajeado, filho de Geraldo Florêncio Wiebbelling e de Francisca Zälzer.
Batizado em caso de necessidade em sua casa pelo R. P. Benedicto Meienhofer, consta no seu Registro de Batismo feito na Igreja Matriz de Santo Inácio, em 19-8-1888, serem padrinhos Sua Alteza A Princeza Imperial Regente Dona Isabel, Condessa d’ Eu e seu Augusto Esposo Sua Alteza Real, Gaston d’ Orleans, Conde d’ Eu, pela Procuração do Ilmº. Exmº Sr. Rodrigo (por isso o 3º prenome do afilhado) de Azambuja Villanova, presidente da Província de S. Pedro do Rio Grande do Sul, e sua esposa Dona Maria Altina de Azambuja, a qual substabeleceu a Dona Gloria de Azambuja, de que, para constar, fiz este termo, que assignei, Pe. João Haltmeyer, Vigário.
Em primeiras núpcias, ele se casou em1 18-5-1910 com Paulina Elisabetha Marder. Em segundas núpcias, casou-se com Elfrida Quinot, viúva de Reinaldo Sudbrack.
Dr. Rodrigo de Azambuja Vila Nova foi médico em Taquari, onde nasceu em 1844. Fez o primário em escola pública de Taquari. Prosseguiu os estudos em Porto Alegre, onde cursou o Colégio Gomes. Matriculou-se na Faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro, onde publicou a Tese de Doutorado em 1869. Ingressou no Partido Conservador, eleito deputado provincial, foi vice-presidente e presidente da Província, administrando-a de abril a outubro de 1887 e de janeiro a agosto de 1888. Pelo Ato nº  578, de 2-12-1890, foi nomeado Capitão-Cirurgião da Guarda Nacional de Taquari, substituindo Dr. Aurélio Benigno de Castilho. Regressou a Porto Alegre, onde assumiu a presidência do Banco Emissor, após a implantação do regime republicano. Estava casado com sua prima Maria Altina Centeno de Azambuja, filha de Primórdio Centeno de Azambuja. Por isso, é homenageado em Cruzeiro do Sul com a denominação de Rua Doutor Rodrigo de Azambuja Vila Nova.

Cópia extraída do Livro de Batizado da Paróquia de Santo Inácio e enviada por Orestes Mallmann para este Blogue.


Faleceu Affonso Waldir Finger

Affonso Waldir Finger foi um notável amigo de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul, onde ele nasceu. Depois de lutar uma década contra o mal de Parkinson, faleceu em 12 de setembro de 2013, aos 81 anos, em Estrela. Com amor à vida, nunca reclamou do sofrimento que a doença lhe causou ao longo de 10 anos.
Nascido em Cruzeiro do Sul, desde 1985 morava em Estrela. Exerceu atividades profissionais no Serviço Social de Indústria - Sesi por 45 anos, e administrou os centros sociais de Cachoeirinha, Campo Bom, Estrela e Lajeado.
O Obituário da Zero Hora, de 15-9-2013, informa que a fé e os princípios cristãos nortearam a vida de Finger, segundo a família. Religioso, frequentava missas com assiduidade e confiava em Deus, a quem entregava tudo e todos. Parentes lembram do administrador como um homem corajoso, lutador, trabalhador e otimista, que soube conduzir seus projetos de vida. Sempre tinha um gesto certo, uma palavra adequada e um conselho pertinente para cada um de seus familiares e amigos. Sua vida foi pautada pela justiça, pelo respeito ao próximo, paz e amor.
Deixa a mulher, Maria Noeli, os filhos Cristiane e Marco Antônio, o genro, Jair, a nora, Fernanda, e os netos Gustavo e Isadora.
 _____________________________________________________________





Daniel Agostinho Faraco

Patrono da Cadeira nº 21 da ALIVAT

Faraco foi bancário, economista, líder político e escritor.
Embora fosse o primeiro gerente da agência do Banco do Brasil em Lajeado, responsável pela sua instalação, teve uma liderança política em todo o Vale do Taquari. Pelo Rio Grande do Sul, estreou como deputado federal constituinte em 1946, sendo reeleito por 30 anos. Nesse período, teve notável participação na instalação dos primeiros cursos universitários mantidos pela Apeuat – Associação Pró-Ensino Universitário no Alto Taquari (1964-1972), depois Fates – Fundação Alto Taquari de Ensino Superior, origem da atual Univates.
Na Convenção Municipal do PSD de Estrela, em 27-11-1959, foi eleito como delegado do Diretório Municipal do Partido Social Democrático de Estrela às Convenções Nacionais do Partido, ordinárias e extraordinárias. Foi ministro da Indústria e Comércio durante o governo Castello Branco, diretor do Banco do Brasil entre 1975 e 1978, e diretor regional do Banco do Brasil no RS – cf ata da ACIL, de 26-7-1976.
Também se destacou na produção literária, sendo autor de várias obras sobre economia e política, como “Elementos de Economia Política”, “Preço, Salários, Crises e a Economia Organizada”, “Parlamento, Vale a Pena? e o Parlamentarismo?”. Seu neto Pedro está enviando alguns de seus livros para o acervo da ALIVAT.
Faraco faleceu em sua terra natal, Florianópolis, em 22-3-2009, com 97 anos de idade. 
Ciclovia Aírton Senna da Silva

Ciclovia ou pista exclusiva para bicicletas, localizada em toda a extensão da Rua Osvaldo Aranha, bem como suas futuras ampliações na zona urbana do Município de Lajeado - cf Projeto de Lei CM nº 17-04-96, de autoria dos Vereadores Felice A. Bolsi e Jolci Leo Bolsi, aprovado por 13 votos a favor e 1 contrário. Seu nome foi aportuguesado para Airton Sena da Silva, seu nome completo. Sob o impacto da morte do ás do volante, foi dada uma denominação de próprio municipal dentro de outro. Na falta de placas indicativas no local, autoridades, o público e a imprensa não usam a denominação. A própria Câmara desconhece o nome, como se vê no texto do Requerimento nº 788/2003, do vereador Antônio Altair Dossena, aprovado por unanimidade em 18-8-2003.
 Aírton Sena da Silva foi três vezes campeão mundial de Fórmula-1. Nasceu em São Paulo, em 21-3-1960. Com 13 anos de idade, estreou numa prova regular, sendo campeão paulista de Kart, em 1974. Em 1981, sagrou-se campeão na Fórmula 1.600 cilindradas. Em 1982, foi campeão da Fórmula Super Ford 2.000. Em 1983, foi campeão da fórmula-3 inglesa, com nove vitórias consecutivas, um recorde que valeu ao circuito de Silverstone, na Inglaterra, o apelido de Silvastone. Entrou na Fórmula-1, em 1984. Em 161 grandes prêmios disputados, conseguiu a pole position 65 vezes. Foi campeão, em 1988; vice-campeão, em 1989; bicampeão, em 1990; tricampeão, em 1991; vice-campeão, em 1993. Transferiu-se para a equipe Williams-Renault, em 1994, quando partiu para a Eternidade.
Morreu tragicamente na pista de Ímola, na Itália, em 1-5-1994.


Nenhum comentário:

Postar um comentário