Autor: José Alfredo Schierholt


Autor: José Alfredo Schierholt
> Biografia
> Livros Publicados
Montagem: Orestes Josué Mallmann

quinta-feira, 3 de outubro de 2013


Academia Literária do Vale do Taquari completa 8 anos em 4 de Outubro

Academia Literária do Vale do Taquari – Alivat é a união de escritores do Vale do Taquari, fundada em 4-10-2005, em sala cedida pela Univates, sem nenhum vínculo, para unir os profissionais em literatura e pesquisa. A primeira ideia surgiu ao ser fundado o Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari, em 1986. Seu amadurecimento só foi possível no decorrer de 2003, quando já se publicavam mais livros no Vale.
A primeira diretoria da ALIVAT estava assim composta: presidente Ana Cecília Togni, vice-presidente Jorge Moreira, 1º secretário Deoli Gräff, 2ª secretária Nara Teresinha Knaack, 1º tesoureiro José Alfredo Schierholt, 2º tesoureiro Osmar Agostini. Conselho Fiscal: Genuíno Antônio Ferri, Voní T. Loposinski e Juliano Stapenhorst Schwarz.

Foto: Solenidade da inauguração da nova sede da ALIVAT
Em 20-4-2007, foi lançado um concurso literário, aberto ao público do Vale do Taquari, para participantes maiores de 18 anos. Dos 30 melhores trabalhos foram selecionados seis, e um texto de 13 membros da Alivat integram o primeiro livro ESCRITOS - ESCRITORES – Coletânea, lançado em 30-11-2007, no Unicshopping.
Em 14-5-2008, houve eleição da nova diretoria, sendo presidente Dr. Marcos Rogério de Castro Frank. O ano de 2008 terminou com 15 associados quites com sua contribuição. Em março de 2009, inicia a promoção da segunda edição de seu concurso literário lançado em novembro de 2009, com o livro ESCRITOS - ESCRITORES – Coletânea II, com 26 participantes que produziram 33 textos literários. Foi nesse período que a ALIVAT recebeu sua sede própria, na Casa nº 12 do Parque Histórico, em Lajeado, onde estava o acervo das principais produções literárias do Vale. A Academia também participou da 5ª Feira do Livro SESC, sendo escolhido José Alfredo Schierholt como seu Patrono.
Em 17-11-2010, foi eleita por aclamação nova diretoria para o biênio 2011/2012, assim formada: presidente Deolí Gräff, vice-presidente Marcos Rogério de Castro Frank, 1ª secretária Nara Knaack, 2ª secretária Ana Cecília Togni, 1º tesoureiro Edson Luiz Kober, 2º tesoureiro Márcio Marquetto Caye. Conselho Fiscal: Jorge Moreira, José Alfredo Schierholt e Osmar Agostini.
 Em 2011, a Alivat participou de quatro Feiras de Livros em cidades da região e prestigiou os lançamentos de livros de seus escritores. Realizou a 3ª edição do Concurso Literário, cujo livro foi editado em 19-12-2011. Após ampla discussão no decorrer do ano, aprovou e atualizou seu novo Estatuto, dando condições de executar o projeto de instalar a Academia Literária propriamente dita. Ficou estabelecido haver 40 Cadeiras, das quais 22 foram preenchidas, enumeradas e empossados os seguintes Acadêmicos, em 12-12-2011 e os três últimos, em 24-7-2012, com seus respectivos Patronos, escritores falecidos:
- 1ª Ana Cecília Togni - Atos Prinz Falkenbach.
 – 2ª Jorge Moreira – Lino Stefano de Nes.
– 3ª Deolí Gräff – Walmor Franke.
– 4ª Nara Teresinha Knaack – Francisco Reckziegel.
– 5ª José Alfredo Schierholt - Lothar Francisco Hessel.
- 6ª Osmar Agostini – João Mendes.
– 7ª Genuíno Antônio Ferri – Agenor Peretti.
– 8ª Voní T. Loposinski - Cláudio Affonso Heisler.
– 9ª Marcos de Castro Frank – Erni Stahlschmidt.
– 10ª Edson Luiz Kober – Alfredo Ludwig.
– 11ª Márcio Marquetto Caye - Aloysio Menz.
– 12ª Werner Helmuth Erich Schinke – Friedhold Altmann.
– 13ª Balduíno Goergen - Riograndino Costa e Silva.
– 14ª Alício Jocemar de Assunção - Jandira Inês Zenatti Cavalin.
– 15ª Ivete Kist – Décio Freitas.
– 16ª Ampère Maximino Giordani - Lauro Nélson Fornari Thomé.
- 17ª Carlos Alberto Schäffer – Zeferino Antônio de Souza Brasil.
– 18ª Rudimar Hauenstein - Armindo Frederico Haetinger.
– 19ª Pedro Braz Rosa da Silveira - Sérgio Daminato.
– 20ª Adriano Spezia – Padre Teodoro Amstad.
– 21ª Ney Arruda Filho – Daniel Agostinho Faraco.
– 22ª Astrid Lenhart – Rodolfo Walter Schreiner.
– 23ª Airto Francisco Gomes - Othelo Rosa.
– 24ª Lenira de Almeida Heck – Carlos Porini e

- 25ª Vera Nicaretta – Maria Zatta. 
Em 11-12-2012, foi eleita nova diretoria, sendo presidente atual Alício Jocemar de Assunção e vice-presidente Márcio Marquetto Caye.
Em 9-5-2013, da Casa nº 12 no Parque Histórico de Lajeado foi a sede da Alivat transferida para uma das dependências da Casa de Cultura Município de Lajeado.

Frei João Inácio Müller nomeado Bispo de Lorena – SP

Frei João Inácio Müller acaba de ser nomeado bispo de Lorena.
É sacerdote e frade franciscano, eleito ministro provincial da Ordem dos Frades Menores do RS no Capítulo de 23 a 28-9-2007 no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, Imigrante. Nasceu na Linha 25 de Julho, em Cruzeiro do Sul – RS, filho de Nelzíria e Lino José Müller, irmão do Frei Paulo Müller e de Rudimar Müller, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul. Em 1972, ingressou no Seminário São Boaventura, em Daltro Filho. Em 1975, iniciou o 2º Grau no Seminário Menor em Taquari. Em 1980, retornou a Daltro Filho para fazer o Noviciado, tornando-se franciscano, emitindo os votos perpétuos, em 1985. Cursou filosofia em Viamão, teologia na PUC-RS e em Jerusalém, Israel. Retornando ao Brasil em agosto, já em 3-12-1988 foi ordenado sacerdote em Santa Clara do Sul. Em Porto Alegre, trabalhou na Animação Vocacional até 1991 e na formação de novos frades até junho de 1994, quando foi fazer o Mestrado em Teologia em Roma, até novembro de 1996. Retornou a Daltro Filho, onde ficou até 2004, também regressando a Porto Alegre, na formação de estudantes de filosofia e teologia, até ser escolhido para coordenador da Província Franciscana e exerceu vários outros cargos. 
        
                Além de ministro provincial, Frei João Inácio é o presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil. 
      Desde 2010, preside a União das Conferências Latino-americanas e do Caribe. 
             Em 25-9-2013, foi nomeado bispo de Lorena – SP pelo papa Francisco. Será empossado em dezembro de 2013.

Prédio de 91 anos destruído pelo fogo em Lajeado
                                
Finalmente, em 19 de setembro de 2013, um incêndio destruiu a antiga Casa Born, construída em 1922, pela família de Maria Emília e Júlio Frederico Born, na Rua Osvaldo Aranha nº 785.  A família Born lá veio se instalar sua Casa Comercial no início de 1904, vindo de Cruzeiro do Sul, quando Bruno Born tinha poucos meses de idade. E 17 anos depois, a loja tinha sido destruída por um incêndio.  Por isso, construíram um prédio novo, moderno e espaçoso, em forma de sobrado. Numa das dependências, foi instalada também a sede do Banco Alemão para o Brasil ou o Brasilianische Bank für Deutschland, de 1922 a 1942, quando seu ativo foi tomado pelo governo brasileiro em guerra contra o Eixo.
Bruno Born deixou a esta casa paterna para se mudar em casa própria, inaugurada em 2-6-1934, na Júlio de Castilhos nº 1.162 e demolida em 23-10-1999, por Ivo Dominicus Scherer. A enchente de 1942 invadiu toda a loja e assoreou o Rio Taquari, sem condições de uma navegação fluvial de grande porte. Por isso, a Casa Born se mudou para a Rua Silva Jardim nº 135.
No antigo prédio por largos anos ainda funcionou a sede da Transportadora Pinguin, cuja herdeira Virgínia Purper tentou defender e restaurar o prédio. Entretanto, com sua transferência para outra cidade, o imóvel foi adquirido pelo Município de Lajeado, sem que houvesse empenho mais forte para a sua defesa e restauração. Usuários de craque acabaram por destruir o prédio, transformando-o em centro de encontros para consumo de drogas. Depois de gradual destruição de aberturas e madeira acabaram por atear fogo e tudo veio abaixo.
Assim, com esse incêndio mais um dos traços característicos de nossa identidade urbana primitiva desapareceu.
Foto de Andréia Alievi Schierholt em 2012.
           Prédio destruído em 19-9-2013, foto de Frederico Sehn.


__________________________________________________
 Dica do Blog
Abóbora acaba com colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos

Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande.
Só por 4 semanas, diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador (cru), junto com água (só água!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (pequeno almoço/café da manhã).
Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contraindicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!).
 O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL. Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário